Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mais fraco e equipado: as diferenças do Onix Plus brasileiro e chinês

Sedã nacional abre mão de desempenho, mas se destaca em autonomia e oferta de equipamentos

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 25 set 2019, 07h00 - Publicado em 25 set 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Onix
    Visualmente o Onix Plus é idêntico à versão chinesa (Divulgação/Chevrolet)

    A primeira vez que a GM apresentou oficialmente o Onix sedã no Brasil já foi possível confirmar diversas similaridades com o modelo chinês, ainda que a versão nacional antecipasse alguns itens exclusivos.

    Mas foi só após o lançamento oficial do três volumes, batizado de Onix Plus, que foi possível fazer um comparativo entre o modelo fabricado em Gravataí (RS) e na China.

    Chevrolet Prisma Onix Sedan
    A versão chinesa tem a exclusiva opção esportivada Redline (Reprodução/Internet)

    E quem espera que nosso modelo é pior estará bem enganado: muitos equipamentos de conforto e segurança são exclusivos do Onix Plus. A contrapartida é uma concessão sob o capô.

    Problemas indiretos

    39_Novo_Onix_16_
    Novo motor 1.0 turbo do Onix Plus tem injeção multiponto convencional (Divulgação/Chevrolet)
    Continua após a publicidade

    Ambos os Onix usam o mesmo motor 1.0 de três cilindros desenvolvido globalmente pela GM. A diferença é que, enquanto o modelo chinês dispõe de injeção direta, o Onix Plus usa o sistema convencional, indireto. Essa diferença significa mais do que uma derrota nas disputas de Supertrunfo entre os comparadores de ficha técnica.

    Chevrolet Onix Sedan Prisma
    A versão chinesa ganha força e potência extra por conta da injeção direta (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Com gasolina o Onix Plus gera 116 cv (a 5.500 rpm) e 16,3 mkgf (a 2.000 rpm). Basicamente por conta da injeção direta o sedã asiático obtém 125 cv (a 5.800 rpm) e 18,3 mkgf (a 1.350). Este último dado, aliás, é o que mais impacta no dia a dia, com melhores arrancadas e maior desenvoltura com o carro carregado ou em ladeiras.

    Fora isso, a maior diferença técnica entre os dois está no tanque de combustível. Por ser flex e ter maior consumo com etanol, o Onix Plus leva até 44 litros em seu tanque, quase dez a mais do que o Onix Sedan (36 litros).

    Continua após a publicidade

    Balizas facilitadas

    43_Novo_Onix_21_
    A versão Premier pode receber uma série de itens de conforto (Divulgação/Chevrolet)

    Na régua a dupla se equipara, incluindo a altura livre do solo de 12 cm, uma prova de que não é só o Brasil que exige grande vãos livres para lidar com a buraqueira do dia a dia.

    Novo Onix Plus Premier (6)
    ESó o modelo nacional tem encosto de cabeça para todos os ocupantes (Divulgação/Chevrolet)

    Mas estacionar o Onix Plus será mais fácil, caso o cliente opte pela configuração Premier com todos os opcionais. Ela é a única do segmento a oferecer sistema de estacionamento automático, ausente no modelo chinês.

    Continua após a publicidade
    Banco traseiro Chevrolet Onix Sedan
    Modelo chinês tem cinto de três pontos, mas não há encosto para o quinto ocupante (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    A favor do asiático está o teto-solar, ausente por aqui. Mas só nós podemos bater no peito e incluir, ao menos como opcional, alerta de veículo no ponto cego e ar-condicionado automático no Onix Plus.

    Da dupla, só o brasileiro vem com seis airbags de série. O ESC, felizmente, é item de série em todos os Onix, mostrando que a GM segue firme com a intenção de produzir o carro mais seguro do segmento.

    E a ausência de injeção direta pode ser uma vantagem para o Onix Plus junto à uma clientela fiel do sedã. Sem o equipamento, fica mais fácil para frotistas e taxistas colocarem GNV. Adicionar o kit gás em um modelo com injeção direta é possível, mas é caro e se justifica mais em modelos premium.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.