A Chevrolet confirmou para o final de julho a estreia da nova Montana RS, versão de apelo esportivo da picape. A marca aproveitou a ocasião para divulgar a primeira imagem do modelo, ainda em um tom misterioso, sem anunciar o nome do modelo. Tudo, porém, é bastante óbvio: a versão esportivada está prevista desde antes do lançamento da picape.
Na foto, é possível ver que a Montana RS terá a grade frontal com elementos idênticos aos do Tracker RS, além de um acabamento em preto brilhante e a identificação RS no canto. A barra horizontal que sustenta o logo da Chevrolet (em preto, neste caso) é escurecida, como no SUV e na versão Premier da própria picape.
A versão poderá ter ainda rodas de 17 polegadas pintadas em preto brilhante, assim como os retrovisores. Já no interior, podemos esperar pela predominância de preto nos acabamentos, com arremates em vermelho e plásticos simulando aço escovado. A receita é a mesma aplicada aos outros RS da linha, como Onix, Cruze, Tracker e Equinox.
Não espere, porém, por alterações mecânicas – o que não é um problema. A Montana RS seguirá equipada com o mesmo motor 1.2 turbo de até 133 cv e 21,4 kgfm das demais versões, além do câmbio automático de seis marchas.
O conjunto foi responsável por consagrá-la como a picape mais rápida do segmento, mesmo sendo a menos potente diante dos 185 cv da Toro e dos 170 cv da Oroch, ambas 1.3 turbo. Em nossos testes, feitos com gasolina, a Montana Premier foi de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, números que deverão se manter na RS. Na prática, é mais rápida do que um Onix RS, que precisou de 11,2 segundos para chegar aos 100 km/h em nosso teste.
Também como no Tracker, a Montana esportivada deverá ficar abaixo da versão Premier, com um pacote de equipamentos mais enxuto e preços ligeiramente menores, possivelmente abaixo dos R$ 140.000. Da versão mais cara, poderá herdar os faróis de LED, como acontece no SUV, mas reforçar o apelo visual.