Marca chinesa cria cópia da Tesla Cybertruck com mais de 1.000 cv
Com visual bastante inspirado na picape da Tesla, conceito da Dongfeng rouba a cena no Salão de Pequim com direito a barraca
Alguns hábitos ficam menos frequentes, mas nunca mudam. O das montadoras chineses é o de fazer versões “fortemente inspiradas” em modelos famosos. O caso do Ora Punk e Ballet Cat ficou famoso por causar uma briga jurídica entre a Volkswagen e a GWM, já que o elétrico chinês era muito parecido com o Fusca. Agora chegou a vez da Dongfeng chamar a atenção por uma ‘réplica’.
A montadora apresentou no Salão de Pequim uma picape bastante parecida com a Tesla Cybertruck. A linguagem visual é idêntica, com faróis de LED semelhantes, linhas bem retas e pontiagudas, para-brisa mais inclinado e até as rodas fechadas foram copiadas. Inclusive, a “Pick-up Concept”, como foi chamada, tem até uma tenda de camping embutida na caçamba, assim como a picape de Elon Musk.
O conceito até tem algumas particularidades, mas são detalhes muito pequenos, como o perfil do carro, que é um tanto mais conservador. A carroceria, de acordo com relatos de quem estava presente, também parece ser feita de algum material mais simples, que imita a aparência de aço inoxidável da Cybertruck.
Já as portas são do tipo suicida e estribos são retráteis para facilitar a entrada. Os cantos da carroceria também menos vivos que os da picape americana, também por conta do material utilizado. Atrás, as lanternas também vão de um lado a outro, mas têm desenhos na iluminação reproduzindo uma picape em um terreno acidentado.
Por dentro a picape é igualmente futurista, assim como a sua inspiração. Começando pelos assentos, que têm formato fora do comum e parecem ser feitos de fibra de carbono. O volante é retangular e há grandes telas representando o quadro de instrumentos e a central multimídia.
A Dongfeng disse apenas que o conceito é feito em uma plataforma do tipo “skate” e que os motores entregam 1.049 cv, o que supera por muito a Cybertruck Cyberbeast, versão mais potente da caminhonete, que tem “apenas” 857 cv. Não há quaisquer detalhes de desempenho, bem de data de lançamento do modelo.