Mazda trabalha em motor wankel a hidrogênio para sucessor do RX-8
Segundo informações da revista japonesa Best Cars, o novo motor queimaria hidrogênio e poderia ser usado junto com outros dois elétricos
Em tempos onde os motores mais poluentes estão com os dias contados, cada vez mais vemos as empresas apostando na eletrificação para seus carros. Em paralelo, também temos o desenvolvimento de opções alternativas como os e-combustíveis e o hidrogênio, utilizado como fonte alternativa às grandes baterias.
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A Mazda, entretanto, está trabalhando em tecnologias pouco comuns para inovar em meio à corrida contra a poluição. A empresa estaria trabalhando uma versão do clássico motor rotativo, Wankel, como o do RX-8, que utiliza hidrogênio como combustível.
A informação veio da revista japonesa Best Cars. Segundo eles, a produção de motores rotativos não foi encerrada com o fim do RX-8, em 2012, ela apenas foi diminuída. Desde então, surgiram relatórios e patentes atualizando a tecnologia, como no extensor de alcance do MX-30. Agora, o foco seria fazer com que esses motores passassem a queimar hidrogênio em vez de gasolina.
Normalmente, o hidrogênio não é utilizado como combustível em motores a combustão, pelo fato dele inflamar em pontos de calor dentro dos cilindros. Porém, como investigou a Best Car, os motores Wankel não tem tais pontos, justamente por usarem rotores em vez de pistões, o que viria bem a calhar.
Não há quaisquer informações sobre potência ou torque, provavelmente pelo projeto ainda estar nas primeiras fases de desenvolvimento.
Se investigarmos o passado recente da Mazda, podemos ver que ela já vem testando esse tipo de tecnologia há algum tempo. O próprio RX-8 teve algumas unidades experimentais testadas e alugadas que podiam funcionar com gasolina ou hidrogênio nos anos 2000.
Pouco funcional, provavelmente foi descontinuado por aumentar o peso dos veículos em cerca de 90 kg e ocupar boa parte do porta-malas. Em outra tentativa, por volta de 2008, a montadora utilizou a tecnologia em uma versão de testes da minivan Mazda5.
Quem também estaria interessada nessa tecnologia é a Toyota. Recentemente a empresa, que está colaborando com a Mazda em diversos projetos, construiu um Corolla para corridas de resistência equipado com um motor turbo de três cilindros movido a hidrogênio.
Não se sabe qual veículo receberia o trem de força. O conceito RX-Vision, apresentado em 2015, é um dos candidatos. Com registros de patente feito esse ano, é provável que o cupê protótipo tenha uma motorização híbrida, utilizando dois motores elétricos.
“Se decidirmos fazê-lo, o protótipo será concluído em três anos. O sistema mais provável é aquele que combina um turbo elétrico”, disse um funcionário anônimo da Mazda à revista japonesa.
Sobre a matéria da Best Cars, a Mazda nada comentou e os seus planos para o motor rotativo a hidrogênio são um mistério. Quanto ao extensor de alcance, as informações mais recentes seguem divergentes. Alguns relatórios dizem que o projeto foi congelado, outros dizem que ele continua.