A McLaren já homenageou Ayrton Senna diversas vezes, inclusive criando um hiperesportivo que leva o nome do maior piloto brasileiro. O McLaren Senna de 2017 por si só já é super exclusivo e raro, sendo limitado em apenas 500 unidades. Mas agora a homenagem vai mais além.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Homenageando a conquista de Senna no GP do México de 1989, que marcou a terceira vitória e quarta pole consecutiva do piloto, a concessionária da McLaren em Berverly Hills encomendou diretamente da McLaren Special Operations (divisão da marca que faz veículos sob medida) uma versão única do hiperesportivo.
Nasceu assim o exclusivo McLaren Senna XP El Triunfo Absoluto, um modelo que não economiza em homenagens. Começando pelo motor, que não sofreu alterações em relação à versão original. Mas também não precisava, o V8 4.0 de 800 cv e 81,47 kgfm com sua aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 s e velocidade máxima de 340 km/h faz jus ao nome de Ayrton Senna. A unidade está acoplada a uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas.
A pintura em preto grafite é decorada com detalhes em verde e vermelho no capô, soleira das portas, no contorno dos faróis e entradas de ar. Com as portas abertas é possível ver um desenho que mostra Senna levantando o troféu de campeão do GP de 1989 e na asa traseira há uma representação da bandeira mexicana pintada à mão.
Mais bandeiras do México estampam os encostos dos bancos. Logo abaixo está o nome “El Triunfo Absoluto”. Costuras brancas e vermelhas completam a decoração dos assentos.
Ainda no interior, existem uma série de detalhes para homenagear o piloto e sua conquista. Do lado do motorista é possível encontrar a assinatura de Senna grafada e o pedal do acelerador recebeu o desenho feito a laser do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Todo o painel e volante são decorados com um tom de verde mais escuro.
O McLaren Senna XP El Triunfo Absoluto fecha uma série de quatro veículos que homenageiam a carreira do piloto, todos únicos e encomendados pela McLaren Beverly Hills.
O primeiro lançado foi o Lap of Gods, com referência ao GP da Europa de 1993, seguido pelo Home Victory, que celebra a primeira e histórica vitória de Senna no Brasil em 1991, e o King of Monaco, que homenageia todas as seis conquistas do piloto no circuito de rua.