Melhor Compra 2020: picapes compactas e médias a partir de R$ 69.000
As indicações de QUATRO RODAS nas categorias picapes compactas e picapes médias flex e diesel
Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, as melhores picapes leves e médias do Brasil. Elas estão separadas em categorias: até R$ 70.000, acima de R$ 70.000, flex e diesel. Consideramos custos de peças, seguro e revisões.
Picapes leves e intermediárias até R$ 70.000
1º Strada Freedom Cab. P. 1.3 MT5 – R$ 69.490
Aversão intermediária é impulsionada pelo motor 1.3 Firefly de quatro cilindros com duas válvulas por cilindro e 109/101 cv (etanol/gasolina), aliado a um câmbio manual de cinco marchas, que levam a picape de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos mantendo o consumo de 12,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
A capacidade de carga de 650 kg e a caçamba de 844 litros se igualam às da Renault Duster Oroch. Traz controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, trio elétrico, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, rodas de liga leve e faróis de neblina.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: –
- Seguro: –
- Rede: 600
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, ESP,
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 984
- Pastilhas de freio: R$ 396
- Kit de embreagem: 1.003
- Farol esquerdo: R$ 2.219
- Para-choque dianteiro: R$ 396
- Retrovisor esquerdo: R$ 467
- Total: R$ 5.465
Revisões
- 10.000 km: R$ 304
- 20.000 km: R$ 512
- 30.000 km: R$ 464
- 40.000 km: R$ 1.044
- 50.000 km: R$ 484
- 60.000 km: R$ 616
- Total: R$ 3.424
2º Duster Oroch Express 1.6 – R$ 69.590
Uma de suas virtudes é o espaço interno adequado a cinco pessoas. Despojada no conteúdo, traz rodas de aço estampado, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem de altura e protetor de caçamba.
Pintura metálica, ar-condicionado, vidros traseiros elétricos e grade no vidro traseiro são opcionais. Seu preço está na mesma faixa do das rivais, mas ela é maior no porte.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -20,2%
- Seguro: R$ 1.339
- Rede: 295
- Equipamentos: DIR
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 734
- Pastilhas de freio: R$ 365
- Kit de embreagem: 420
- Farol esquerdo: R$ 961
- Para-choque dianteiro: R$ 1.641
- Retrovisor esquerdo: R$ 564
- Total: R$ 4.685
Revisões
- 10.000 km: R$ 459
- 20.000 km: R$ 513
- 30.000 km: R$ 513
- 40.000 km: R$ 897
- 50.000 km: R$ 568
- 60.000 km: R$ 568
- Total: R$ 3.518
3º Saveiro CS Trendline – R$ 70.300
Tem notável comportamento dinâmico, freios a disco nas quatro rodas, o antigo mas confiável motor EA111 de 1,6 litro com 101/104 cv (gasolina/etanol) e um bom câmbio manual de cinco marchas.
Traz computador de bordo, ar-condicionado, trio elétrico e central Media Plus. O pacote de peças é o mais em conta e o custo de revisões está na média do da concorrência.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -19,9%
- Seguro: R$ 1.802
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 776
- Pastilhas de freio: R$ 499
- Kit de embreagem: 499
- Farol esquerdo: R$ 730
- Para-choque dianteiro: R$ 1.136
- Retrovisor esquerdo: R$ 281
- Total: R$ 3.921
Revisões
- 10.000 km: R$ 513
- 20.000 km: R$ 585
- 30.000 km: R$ 513
- 40.000 km: R$ 729
- 50.000 km: R$ 513
- 60.000 km: R$ 586
- Total: R$ 3.439
Picapes leves e intermediárias acima de R$ 70.000
1º Strada Volcano CD 1.3 Firefly MT – R$ 79.990
A versão mais sofisticada mantém o motor 1.3 Firefly de 109/101 cv (etanol/gasolina), a capacidade de carga de 650 kg e a caçamba de 844 litros.
O diferencial fica por conta dos itens de série como vidros traseiros com acionamento elétrico, revestimento dos bancos em relevo com detalhes de couro, central Uconnect com tela de 7 polegadas, duas portas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido de couro, jogo de tapetes, faróis de led, capota marítima, barras longitudinais no teto, santantônio e pneus 205/60 R15.
Seu único problema é o acabamento interno, que peca pelo uso exagerado de plásticos rígidos.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: –
- Seguro: –
- Rede: 600
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 984
- Pastilhas de freio: R$ 396
- Kit de embreagem: 1.003
- Farol esquerdo: R$ 2.219
- Para-choque dianteiro: R$ 396
- Retrovisor esquerdo: R$ 467
- Total: R$ 5.465
Revisões
- 10.000 km: R$ 304
- 20.000 km: R$ 512
- 30.000 km: R$ 464
- 40.000 km: R$ 1.044
- 50.000 km: R$ 464
- 60.000 km: R$ 616
- Total: R$ 3.424
2º Toro Endurance AT 4×4 DIESEL – R$ 138.990
Custa quase duas Strada Freedom, mas traz o ótimo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4, que garantem agilidade e baixo consumo.
No que diz respeito aos equipamentos, vem com rodas de 16 polegadas, controles de tração e estabilidade, protetor de caçamba, piloto automático, HDC (controle de descida) e protetor de cárter.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -19,1%
- Seguro: R$ 2.268
- Rede: 600
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 864
- Pastilhas de freio: R$ 423
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.930
- Para-choque dianteiro: R$ 1.746
- Retrovisor esquerdo: R$ 2.400
- Total: R$ 7.363
Revisões
- 20.000 km: R$ 680
- 40.000 km: R$ 1.064
- 60.000 km: R$ 1.280
- Total: R$ 3.044
3º Duster Oroch Dynamique 1.6 – R$ 80.690
O motor 1.6 16V flex entrega 115/110 cv (etanol/gasolina), o que é suficiente para embalar bem a espaçosa picape (quando não está carregada), que traz central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido de couro e computador de bordo.
Bancos de couro, capota marítima e faróis auxiliares são cobrados à parte.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -24,5$
- Seguro: R$ 1.420
- Rede: 295
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 734
- Pastilhas de freio: R$ 365
- Kit de embreagem: 674
- Farol esquerdo: R$ 961
- Para-choque dianteiro: R$ 1.641
- Retrovisor esquerdo: R$ 564
- Total: R$ 4.939
Revisões
- 10.000 km: R$ 459
- 20.000 km: R$ 513
- 30.000 km: R$ 513
- 40.000 km: R$ 897
- 50.000 km: R$ 568
- 60.000 km: R$ 568
- Total: R$ 3.518
Picapes médias flex
1º S10 Advantage 2.5 4×2 – R$ 119.590
O indiscutível sucesso desta versão se deve ao conjunto mecânico formado pelo motor 2.5 Ecotec com 206/197 cv (etanol/gasolina) e pelo câmbio manual de seis marchas com engates suaves e precisos.
A tração é apenas traseira, favorecida por uma suspensão bem acertada que proporciona um rodar estável e confortável.
Conta com airbags dianteiros, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, capota marítima, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros e travas elétricos, central MyLink com tela de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: +3,3%
- Seguro: R$ 2.377
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.377
- Pastilhas de freio: R$ 988
- Kit de embreagem: 2.319
- Farol esquerdo: R$ 2.031
- Para-choque dianteiro: R$ 1.343
- Retrovisor esquerdo: R$ 619
- Total: R$ 8.687
Revisões
- 10.000 km: R$ 376
- 20.000 km: R$ 1.048
- 30.000 km: R$ 792
- 40.000 km: R$ 1.072
- 50.000 km: R$ 748
- 60.000 km: R$ 1.112
- Total: R$ 5.148
2º S10 LTZ cabine dupla 2.5 4×2 – R$ 144.790
Pule a LT com câmbio automático de seis marchas e vá para a LTZ. Esta versão vem com ar-condicionado digital, bancos de couro, alertas de colisão frontal e de saída de faixa, luzes diurnas de led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, sensores de estacionamento, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e rodas de 18 polegadas.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -20,4%
- Seguro: R$ 3.192
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.377
- Pastilhas de freio: R$ 998
- Kit de embreagem: 2.319
- Farol esquerdo: R$ 3.939
- Para-choque dianteiro: R$ 1.367
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.403
- Total: R$ 11.403
Revisões
- 10.000 km: R$ 376
- 20.000 km: R$ 1.046
- 30.000 km: R$ 796
- 40.000 km: R$ 1.072
- 50.000 km: R$ 746
- 60.000 km: R$ 1.112
- Total: R$ 5.148
3º Hilux CD SR 2.7 flex – R$ 136.290
Anda menos e gasta mais que a S10, mas seu prestígio é inabalável (o que ajuda na hora de revender).
Vem com rodas de aro 17, faróis de neblina, volante e manopla do câmbio revestidos de couro, ar-condicionado digital, sete airbags (dianteiros/laterais/de cortina/joelho do motorista), computador de bordo, piloto automático, controles de estabilidade e tração.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -10,9%
- Seguro: R$ 3.571
- Rede: 216
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.290
- Pastilhas de freio: R$ 568
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 5.111
- Para-choque dianteiro: R$ 2.239
- Retrovisor esquerdo: R$ 2.052
- Total: R$ 11.260
Revisões
- 10.000 km: R$ 400
- 20.000 km: R$ 810
- 30.000 km: R$ 705
- 40.000 km: R$ 1.599
- 50.000 km: R$ 684
- 60.000 km: R$ 1.419
- Total: R$ 5.617
Picapes Médias Diesel
1º Ranger 3.2L Diesel 4X4 STORM AT – R$ 165.990
Imbatível em custo/benefício: é mais barata que a versão XLS, mas traz o mesmo motor cinco-cilindros 3.2 turbodiesel com 200 cv das versões mais caras XLT e Limited.
Conjunto mecânico para ninguém botar defeito: câmbio automático de seis marchas, tração 4×4 com bloqueio do diferencial traseiro e suspensões bem acertadas.
O nível de equipamentos é o mesmo da XLS: central Sync-3 de 8 polegadas, painel com duas telas coloridas, ar-condicionado digital bizona, sete airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento, controles de estabilidade e de tração, rodas de 17 polegadas e santantônio reforçado para transporte de cargas.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: 0%
- Seguro: R$ 4.019
- Rede: 322
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.550
- Pastilhas de freio: R$ 560
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 3.503
- Para-choque dianteiro: R$ 2.050
- Retrovisor esquerdo: R$ 845
- Total: R$ 8.508
Revisões
- 10.000 km: R$ 599
- 20.000 km: R$ 999
- 30.000 km: R$ 1.189
- 40.000 km: R$ 1.099
- 50.000 km: R$ 699
- 60.000 km: R$ 1.699
- Total: R$ 6.284
2º S10 High Country – R$ 213.290
Destaca-se pelo maior espaço interno da cabine, pelo conforto do banco traseiro e pelo rodar suave.
Seu motor 2.8 turbodiesel também tem 200 cv, mas oferece maior torque para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos sem comprometer o consumo.
O nível de equipamentos nesta versão High Country é dos melhores, mas peca por não oferecer protetor de caçamba.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -13%
- Seguro: R$ 3.620
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.395
- Pastilhas de freio: R$ 998
- Kit de embreagem: 2.319
- Farol esquerdo: R$ 3.939
- Para-choque dianteiro: R$ 569
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.403
- Total: R$ 10.623
Revisões
- 10.000 km: R$ 404
- 20.000 km: R$ 1.056
- 30.000 km: R$ 1.224
- 40.000 km: R$ 1.076
- 50.000 km: R$ 756
- 60.000 km: R$ 1.544
- Total: R$ 6.060
3º Amarok Highline V6 AT – R$ 222.890
Para quem gosta de acelerar, esta versão é diversão garantida. Seu V6 de 3 litros entrega 225 cv e 56,1 kgfm, que saltam para 245 cv e 60 kgfm nas retomadas entre 50 e 120 km/h, devido ao aumento de pressão (por até 10 segundos) no turbo de geometria variável.
Vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e conta com freios a disco nas quatro rodas para estancar seus 2.185 kg.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -9,9%
- Seguro: R$ 4.749
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.270
- Pastilhas de freio: R$ 540
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 5.792
- Para-choque dianteiro: R$ 3.522
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.931
- Total: R$ 13.055
Revisões
- 10.000 km: R$ 1.045
- 20.000 km: R$ 1.613
- 30.000 km: R$ 1.045
- 40.000 km: R$ 1.613
- 50.000 km: R$ 1.045
- 60.000 km: R$ 1.613
- Total: R$ 7.974
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.