Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercado: do auge ao esquecimento

Eles fizeram (muito) sucesso e foram líderes de seus segmentos, mas a fama passou...

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 9 nov 2016, 14h59 - Publicado em 15 jun 2016, 16h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Do auge ao esquecimento

    As grandes estrelas da TV e do cinema sabem, como ninguém, que a fama pode ser passageira. No mundo dos carros não é muito diferente: alguns chegam com tudo, viram líderes de seus segmentos e, de uma hora para outra, caem no esquecimento.

    Entre os principais exemplos estão os modelos sul-coreanos. Lançada no Brasil em 2009, a primeira geração do Hyundai i30 atingiu seu ápice um ano depois, com 35.930 unidades emplacadas, o que o fez conquistar a liderança de um segmento que tinha pesos-pesados como VW GolfFord Focus.

    Seu declínio, porém, começou em 2012, com a segunda geração. Entre os problemas, o preço alto e o visual parecido demais com o irmão  menor HB20, de quem também herdava o motor 1.6, fraco demais para um hatch médio. Em 2014, ele adotou um 1.8, mas era tarde. Em 2015, o i30 emplacou 2.617 exemplares, ficando em último lugar da categoria.

    Continua após a publicidade

    O esquecimento também afetou outro Hyundai, o sedã grande Azera, que um dia chegou a custar menos de R$ 70.000 e vender 8.412 unidades em 2011. Em 2015, foram 866, números distantes do passado, mas ainda respeitáveis para um carro tabelado em salgados R$ 167.990.

    Caso mais gritante é o Kia Soul. Caiu de 17.926 carros em 2011 para pífios 508 em 2015. Pudera: quando chegou ao país, ele partia de R$ 51.490. Hoje, mesmo sem grandes atualizações, não sai por menos de R$ 89.990 com o mesmo 1.6 de 128 cv do primo HB20. Contribuiu também para o insucesso atual o programa Inovar Auto, que sobretaxou e determinou cotas de importação para marcas que não possuem fábrica no país. como a Kia.

    Continua após a publicidade

    Por fim, há o Che­vrolet Captiva, que estreou em 2008 e conquistou o quarto lugar do ranking de SUVs em 2009, com 13.584 unidades. Sem mudanças significativas desde então, amargou o 34º lugar do segmento mais disputado do momento, com 1.217 unidades. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.