Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes-AMG 63 S E Performance tem 816 cv e vence AMG One no 0 a 100 km/h

Com 200 cv a menos, o cupê híbrido plug-in consegue ir de 0 a 100 km/h 0,1 s mais rápido que o hiperesportivo com motor de F1

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 23 abr 2024, 19h08 - Publicado em 23 abr 2024, 19h00
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Quando a Mercedes-Benz lançou o famoso AMG One parecia que demoraria até vermos outro esportivo da marca superá-lo em algo. Mas bastou menos de um ano, até que um novo campeão no 0 a 100 km/h surgisse.

Estamos falando do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, o novo topo de linha da família GT e o único com motorização híbrida plug-in. Ele mantém o V8 4.0 bitubo da versão imediatamente inferior, mas sua potência sobe de 585 cv para 612 cv. Além disso, há um motor elétrico no eixo traseiro de 204 cv, alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio de 6,4 kWh. Por ser plug-in, a bateria necessita de recarga em redes elétricas.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance (Divulgação/Mercedes-Benz)

No total, o conjunto híbrido gera 816 cv, fazendo o GT 63 SE Performance acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 s, superando o incrível AMG One em 0,1 s e se tornando o menor tempo de aceleração da história da Mercedes. Apesar do cupê ter uma potência menor, o segredo para ele superar o hiperesportivo de 1.016 cv e com mecânica dos carros de Fórmula 1 é o torque.

O GT S E Performance entrega entre 110 kgfm e 144 kgfm às rodas, que favorecem — e muito — a aceleração. Porém, quando o assunto é velocidade máxima os 200 cv a mais do AMG One se sobressaem e fazem ele atingir os 352 km/h, enquanto o plug-in não passa de “apenas” 320 km/h.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Como dá para perceber, o foco da eletrificação é o desempenho. Logo, a bateria consegue garantir apenas 13 km de autonomia totalmente elétrica. Quatro níveis de frenagem regenerativa ajudam a recuperar a energia com o carro em movimento, com o mais alto permitindo a direção com apenas um pedal. Já o novo sistema de refrigeração direta, permite às células entregarem a mais alta performance por mais tempo.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance (Divulgação/Mercedes-Benz)

Para completar a configuração esportiva, o cupê tem ainda suspensão AMG Active Ride Control com estabilização de rolamento semi-ativa e direção do eixo traseiro. Os freios são de cerâmica de carbono com pinças de seis pistões e discos de 16,5 polegadas na dianteira, enquanto na traseira os discos tem 15’’ e as pinças apenas um pistão.

Continua após a publicidade

As rodas são de 20 polegadas por padrão, mas as de 21 polegadas são oferecidas como opcional.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance (Divulgação/Mercedes-Benz)

A transmissão é a automática 4MATIC+ de dupla embreagem com caixa de câmbio Speedshift de nove marchas. O motor elétrico opera com uma transmissão de duas velocidades e um diferencial de deslizamento limitado ajuda a melhorar o desempenho do eixo traseiro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Todo o comportamento do carro pode ser alterado através dos modos de condução Electric, Battery Hold, Comfort, Slippery, Sport, Sport+, Race e Individual.

 

No visual, ele é exatamente igual às demais versões com motor V8, diferenciando-se — ainda que pouco — do AMG GT 43 equipado com motor de quatro cilindros. Suas únicas particularidades são o emblema E Performance nos para-lamas e a porta de carregamento no para-choque traseiro (posição um tanto incomum), de resto, ele mantém os desenhos dos para-choques traseiro e dianteiro, específicos dos oito cilindros, além da asa retrátil na traseira.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance (Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro, a maior novidade está central multimídia MBUX, que recebe adições específicas para o sistema híbrido plug-in. Já os bancos esportivos têm ajustes elétricos e sistema de massagem como padrão.

Continua após a publicidade

O novo Mercedes-AMG GT 63 S E Performance chegará ao mercado europeu nos próximos meses, mas ainda não tem preço divulgado. Vale lembrar que a versão V8 sem eletrificação custa a partir de US$ 175.900, aproximadamente R$ 912.500. Não há previsão para chegada do modelo ao Brasil.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
Mercedes-AMG GT 63 S E Performance (Divulgação/Mercedes-Benz)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.