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Mercedes-AMG EQE SUV tem quase 700 cv, mas autonomia é menor

Apresentado em duas versões, modelo trouxe poucas mudanças estéticas, muita esportividade e quase 200 km a menos de autonomia

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 18 out 2022, 09h25 - Publicado em 17 out 2022, 17h53
Mercedes-AMG EQE SUV dianteira
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
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Pudemos dar uma espiada no Mercedes EQE SUV um pouco antes do seu lançamento graças a um vazamento de fotos vindo da China. Porém, quem conseguiu ser mantido em segredo até a hora certa foi a sua versão especialmente preparada pela AMG.

O Mercedes-AMG EQE SUV tem duas versões com ganho de potência condizente com a preparadora. Mas não é só isso: o utilitário também teve alguns detalhes estéticos e mecânicos retrabalhados para ficar mais de acordo com a esportividade.

A grade, por exemplo, foi mudada. Ela segue fechada, como na maioria dos elétricos, porém, troca o pontilhado da versão comum por barras verticais, a famosa grade panamericana. Foi adicionado também um pequeno símbolo da AMG no capô, substituindo a estrela da Mercedes.

Mercedes-AMG EQE SUV frontal
A grade dianteira foi a principal mudança estética (Divulgação/Mercedes-Benz)

As rodas têm desenho diferente das que apareceram no modelo chinês vazado, com maior número de raios. Já na traseira, tudo segue exatamente igual. Algumas partes, como os para-lamas, foram pintadas na cor do veículo. No geral, exceto pela grade e as rodas, não houve mudanças significativas.

Mercedes-AMG EQE SUV traseira parado
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro o acabamento é feito com material tipo couro e microfibra, enquanto couro Nappa é oferecido como um opcional pago. O mesmo vale para o acabamento em carbono e a Hyperscreen, um conjunto de três telas que soma 1,41 m de display e ocupa todo o painel do modelo. O diferencial fica por conta do volante AMG Performance, que oferece mais botões, alavancas e até telas para ajudar a controlar as funções do carro.

Mercedes-AMG EQE SUV
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Aparentemente, a AMG economizou no design para focar na mecânica. Na variante mais simples, a 43 4MATIC, o EQE segue com o mesmo par de motores da sua versão padrão. O conjunto tem ao todo 482 cv e 87,5 kgfm. 

Isso significa que, comparado ao EQE SUV 500, o modelo não-AMG mais potente apresentado, ele tem um ganho de 68 cv e mantém-se com a mesma quantidade de torque, que também é enviado para as quatro rodas. Nessa configuração, o SUV da AMG pode fazer de 0 a 100 km/h em 4,3 s e alcançar a máxima de 210 km/h. 

Mercedes-AMG EQE SUV traseira de cima
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Já a versão 53 4MATIC+ eleva a esportividade para outro nível. Ela ganha novos motores especialmente feitos pela AMG, que trazem ajustes como enrolamentos adaptados, diferentes laminações, correntes mais altas, inversores adaptados, refrigeração própria da montadora e trocador de calor de óleo de transmissão, indispensáveis já que houve um belo ganho de potência.

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São 634 cv e incríveis 96,8 kgfm, que aumentam a velocidade máxima do EQE SUV para 220 km/h. Mas não é só isso: essa versão tem como opcional o pacote AMG Dynamic Plus, que adiciona os modos “Boost” e “Race Start”.

Mercedes-AMG EQE SUV traseira em movimento
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Dependendo da temperatura e do estado de carga da bateria, esses modos podem elevar a potência do 53 4MATIC+ para 697 cv e o torque para 102 kgfm. Consequentemente, a aceleração melhora, chegando aos 100 km/h em apenas 3,5 s, assim como a velocidade máxima que sobe para 240 km/h. Com esses números, o SUV se coloca em pé de igualdade com o rival BMW iX M60. E é mais rápido que um AMG GT R.

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Como exclusividade, o EQE 53 também traz o AMG Active Ride Control. Através de um atuador eletromecânico, esse sistema pode acoplar e desacoplar as barras estabilizadoras automaticamente, dependendo da condição do asfalto.

Mercedes-AMG EQE SUV tres quartos noite
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Mecanicamente, as duas versões AMG trazem de fábrica esterçamento do eixo traseiro, suspensão pneumática AMG Ride Control+, rodas de 21’’ (20’’ e 22’’ são opcionais). Para parar os 2.600 kg do EQE, são usados pinças de freio de seis pistões e discos de 415 × 33 mm na frente, enquanto a traseira tem pinças de um pistão e discos de 378 × 22 mm.

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Mercedes-AMG EQE SUV interior painel
Hyperscreen será um opcional, assim como no EQE padrão (Divulgação/Mercedes-Benz)

Se potência não falta, por outro lado, o alcance deixa a desejar. Usando a bateria de 90,6 kWh, a mesma dos outros modelos da família EQE, a versão AMG 43 fica entre os 431 km e 488 km de alcance no ciclo WLTP. Já o 53 é ainda pior, com estimativa de 375 km a 470 km, muito pior do que os 590 km da EQE 350+, a versão mais básica do SUV e com maior alcance.

Mercedes-AMG EQE SUV interior bancos
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Assim como a versão padrão, o Mercedes-AMG EQE SUV não teve os preços de suas versões divulgados. Já a produção será feita, também, em Tuscaloosa, no estado americano do Alabama, com as primeiras entregas começando já no começo de 2023.

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