Mercedes-AMG GT 63 S E Performance chega ao Brasil por R$ 1,65 milhão
Esportivo mais rápido já feita pela montadora tem 842 cv e supera o AMG One no 0 a 100 km/h; versão mais mansa também desembarca por aqui por R$ 1,63 milhão
O Mercedes mais rápido da história já está à venda no Brasil. O AMG GT 63 S E Performance, que superou o AMG One no tempo de 0 a 100 km/h, agora desembarca em nosso país acompanhado do novo S 63 AMG.
Os dois são equipados com o V8 4.0 biturbo combinado a um sistema híbrida plug-in da Mercedes-AMG que utiliza algumas tecnologias dos carros de Fórmula 1, mas com potência diferente em cada um dos esportivos. No S 63 são 802 cv, enquanto no GT são 843 cv.
O preço dos novos modelos é tão próximo quanto os níveis de potência. O Mercedes-AMG GT 63 S E Performance custa R$ 1.650.000 e o S 63 E Performance custa R$ 1.635.000. As primeiras unidades encomendadas devem ser entregues a partir de julho.
Ambos têm 91,77 kgfm de torque e transmissão Speedshift de dupla embreagem e nove marchas que está acoplada ao V8. Já o motor elétrico opera com uma transmissão de duas velocidades, que junto ao diferencial de deslizamento limitado formam uma unidade de acionamento elétrico (Electric Drive Unit – EDU).
No eixo traseiro, o responsável pela tração é o motor elétrico que garante 32,63 kgfm. Ele também tem sua potência ajustada de acordo com o modelo, entregando no 204 cv no GT e 190 cv no sedã.
Com isso, a Mercedes declara uma potência e torque combinada de 802 cv e 145,82 kgfm. Enquanto isso, o GT vai além e chega aos 842 cv e 150 kgfm, valores que são o suficiente para fazê-lo ir de 0 a 100 km/h em 2,9 s, praticamente o mesmo tempo do AMG One, que é um Fórmula 1 adaptado para as ruas e passa a marca dos 1.000 cv. A velocidade máxima é de 316 km/h.
O S 63, apesar de ser mais contido, também entrega bons números de desempenho. São 250 km/h de velocidade máxima limitada e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,3 s.
Para garantir a eficiência do sistema híbrido plug-in em uso de alto desempenho, as baterias tem tecnologia de resfriamento direto. Há 14 litros de líquido de arrefecimento, que circula de cima para baixo por toda a bateria, passando por cada célula, com a ajuda de uma bomba elétrica.
No processo, o líquido de arrefecimento também passa por um trocador de calor óleo/água conectado diretamente à bateria. Isso conduz o calor para um dos dois circuitos de baixa temperatura do veículo, que libera o calor para o ar externo na dianteira do veículo. O sistema é projetado para garantir uma distribuição uniforme de calor na bateria.
Cada versão tem baterias de tamanhos diferentes. A do S 63 é a maior, com 13,1 kWh e, por isso, garante até 33 km de autonomia totalmente elétrica. Já o GT tem uma bateria de 6,1 kWh, que permite um alcance em modo totalmente elétrico de 12 km. O foco do sistema híbrido é o desempenho, não a autonomia elétrica.
Em ambos os casos, o carregamento pode ser feito em estações AC de até 3,7 kW, mas o tempo de recarga não foi divulgado. A bateria também é recarregada através do sistema de frenagem regenerativa que tem quatro níveis diferentes, que vai do 0, onde praticamente não há regeneração, ao 3, em que o modelo pode ser dirigido com apenas um pedal na maior parte do tempo.
Os esportivos ainda são equipados com freios de cerâmica AMG de alta Performance, suspensão ativa AMG Active Ride Control. Esse sistema usa barras anti-rolagem nos eixos dianteiro e traseiro controladas eletronicamente e divididas em duas partes.
No centro, há um atuador eletromecânico no qual uma engrenagem planetária de três estágios está integrada. Quando a superfície da estrada é irregular ou o estilo de condução é moderado, o atuador separa ativamente as metades do estabilizador, o que aumenta o conforto de condução. Durante um uso mais dinâmico, por exemplo, em uma estrada sinuosa, as metades se juntam e se torcem uma contra a outra.
Já a suspensão é controlada pelo AMG Ride Control+ com amortecimento adaptativo. O sistema pode variar rapidamente de acordo com as condições da pista e o condutor pode selecionar entre três modos distintos de amortecimento: Comfort, Sport e Sport+, ou então, ajustar a suspensão como bem entender através de uma tecla dedicada.
Além desses, há outros oito modos de condução. São eles Electric, Comfort, Sport, Sport+, RACE, Slippery, Individual e Battery Hold, que alteram desde a resposta da unidade de propulsão e transmissão até a característica de direção, o amortecimento do chassi e o som do carro.
Por dentro, os esportivos recebem um tratamento refinado. Os bancos são revestidos com couro Nappa e tem os logos AMG em alto relevo. São três telas disponíveis, sendo a do quadro de instrumentos e do passageiro de 12,3’’ e a central de 17,7’’. Além disso, há também sistema de som Burmester 3D e Dolby Atmos e um headup display com navegação de realidade aumentada.
Para a segurança há sistemas como frenagem autônoma de emergência, manutenção de troca de faixa, assistente de ponto cego e câmeras de 360º graus com sistema de estacionamento ativo Parktronic.