Mercedes-Benz revela sexta geração da perua Classe E Estate
Versão AMG traz motor V6 biturbo de 401 cv
A Mercedes-Benz fez a apresentação mundial da sexta geração da Classe E Estate, a versão perua do novo Classe E. Além disso, a marca também aproveitou para mostrar a versão endiabrada dessa nova geração: a nova Mercedes-AMG E43 Estate.
LEIA MAIS:
>> Impressões: novo Mercedes-Benz Classe E
>> Teste: Mercedes-Benz GLC 250 e GLE 400 Coupé, os novos SUVs estrelados
>> Teste: novo Audi A4, o coadjuvante de luxo
Visualmente, a nova Classe-E Estate recebe as mesmas mudanças concebidas no sedã, ou seja, ela traz linhas menos angulares e mais arredondadas se comparada à geração anterior. A traseira tem caimento do teto mais acentuado e lanternas horizontais, como visto na caçula Classe C Estate. Já a versão preparada pela AMG, a E43 Estate, tem para-choques com desenho mais agressivo, grade pintada de preto e rodas de 19 polegadas com acabamento diamantado.
Na cabine, ambas têm o acabamento luxuoso da Mercedes, com revestimento de couro por todas as partes e apliques em madeira, enquanto que na AMG há apliques de alumínio e couro com costuras contrastantes em vermelho. O painel de instrumentos é composto por uma tela de 12,3 polegadas configurável, que se une à central multimídia na parte central. O touchpad no console central pode reconhecer a escrita, enquanto algumas funcionalidades são ativadas por comandos de voz.
Na sexta geração a Classe E Estate teve o espaço do porta-malas reduzido em 25 litros se comparado ao modelo anterior, totalizando agora 670 litros de capacidade ou 1.820 com os bancos rebatidos. Entre as comodidades, destaque para o sistema que abre o porta-malas ao passar os pés por baixo do para-choque traseiro, além da suspensão pneumática auto-nivelante, que evita que a traseira abaixe mesmo se a perua estiver carregada com objetos pesados. O sistema também permite que eleve a altura para saída de garagens, além de rebaixá-la para proporcionar maior estabilidade. Na E43 AMG, o sistema de amortecimento pode ser ajustado nos modos “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”, configurando para o modelo contar com maior conforto ou rigidez, para maior esportividade.
Sob o capô, a Classe E Estate traz opções 2.0 turbo a gasolina com calibragens de potência de acordo com a versão, gerando 184 cv na E 200 e 211 cv na E 250, enquanto a E 400 é equipada com um propulsor V6 3.5 biturbo de 333 cv. Já a versão com a grife AMG, a E43 Estate, tem motor V6 3.0 biturbo que despeja 401 cv e 53 mkgf de torque. Na configuração preparada pela AMG, a station acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Há também opções a diesel, a E 200d (150 cv), E 220d (194 cv) e a E 350d (258). Todos os modelos são equipados com a transmissão automática de nove velocidades, sendo que apenas as versões E400 e E43 AMG trazem a tração integral 4Matic.