Mercedes EQE SUV tem fotos vazadas poucos dias antes do lançamento
Fotos mostram uma versão 4MATIC diretamente da China e entregam um visual idêntico ao do EQS sedã
O Mercedes EQE sedã já teve sua versão sedã revelada, agora falta sua versão SUV, que tem estreia oficial marcada para próxima segunda-feira. Mas graças a um vazamento vindo da China, já podemos ver como o utilitário elétrico será por dentro e por fora.
A Mercedes usou a mesma receita para as duas versões: se o EQE sedã é um espelho do EQS em tamanho menor, o mesmo ocorre com suas versões SUVs.
Na frente, vemos a mesma grade fechada, com duas grandes entradas de ar nas extremidades do para-choque. Assim como na traseira o design é exatamente igual, com a lanterna única que atravessa o porta-malas de fora a fora. A propósito, a traseira também é muito parecida.
Um detalhe interessante que é possível notar no modelo vazado é a inscrição “4MATIC”, logo acima de alguns caracteres chineses no porta-malas. Isso indica que essa versão terá tração integral, mas também espera-se que o modelo tenha versões de tração traseira.
As duas primeiras versões apresentadas do EQE sedã, 350+ e 4MATIC, têm tração traseira e integral, respectivamente. Enquanto a primeira tem motor único – e traseiro – de 292 cv, a outra tem um motor em cada eixo e 476 cv. Ainda estão previstos o EQE 500 4MATIC (408 cv) e o EQE 53 4MATIC (625 cv), ambos com tração nas quatro rodas.
No caso do SUV, ainda não foram divulgados os números de potência e torque, que devem ser revelados junto ao lançamento. Mas espera-se que ele siga os passos do “irmão”, estreando com duas versões (350+ e 4MATIC) e posteriormente ganhe versões mais potentes. Para o utilitário, espera-se que suas variantes tenham potência entre os 300 cv e 700 cv.
Falando de autonomia, especula-se que ela seja próxima dos 600 km. É o que acontece também com o sedã, que varia entre 567 km a 624 km, segundo informações da Mercedes.
As dimensões do EQE SUV também surgiram junto com as imagens vazadas. São 4,88 m de comprimento por 2,03 m de largura e 1,67 m de altura. A distância entre eixos é de 3,30 mm, enquanto a tara é de 2.560 kg.
Também vazaram algumas imagens internas do SUV. Nelas, vemos a chamada Hyperscreen, que atravessa todo o painel, totalizando 1,41 m de largura. Ela abriga três monitores diferentes, sendoo quadro de instrumentos de 12,3”, a tela multimídia OLED de 17,7” e o terceiro monitor de 12,3”. Segundo a Mercedes, essa é a “maior e mais inteligente” tela digital já instalada em um automóvel.
Provavelmente, assim como ocorre com o EQE sedã, uma versão Standard também estará disponível. Nessa configuração, as coisas ficam menos extravagantes, tendo apenas uma tela flutuante de 12,9” para a multimídia, além do quadro de instrumentos digital de 12,3”.
O lançamento oficial será feito na cidade de Tuscaloosa, no Alabama, EUA. Porém, não veremos o Mercedes EQE rodando tão cedo, já que suas entregas só começarão a partir de 2023.
Quanto ao preço, também não há previsões, mas é provável que ele seja mais caro que o sedã, que na versão EQE 350+ custa 73.800 euros (R$ 382.284), enquanto a 4MATIC sai por 105.650 euros (R$ 547.267). O lançamento no Brasil também não está confirmado.