Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Mercedes-Maybach GLS: a suntuosa e improvável mistura de SUV com limusine

Linhas AMG e Maybach dos SUVs GLE e GLS foram apresentadas no Salão de Los Angeles e já estão confirmadas para o Brasil

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 22 nov 2019, 14h36 - Publicado em 22 nov 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercedes-AMG GLE 63 S
    O GLE 63 vem de série com a característica grade do radiador “Panamericana” (Henrique Rodrigues/Quatro Rodas)

    A Mercedes aproveitou o Salão de Los Angeles para apresentar três novidades para o segmento de SUVs, um dos maiores dos Estados Unidos.

    No evento, foram reveladas as versões AMG de GLE e GLS, e a inédita opção Maybach para o maior utilitário da gama alemã.

    Mercedes-AMG GLE 63 S
    As rodas 21″ de fábrica podem ser trocadas por modelos opcionais de 22″ (Henrique Rodrigues/Quatro Rodas)

    O Mercedes-Maybach GLS 600, aliás, já está confirmado para o Brasil, conforme antecipado com exclusividade por QUATRO RODAS.

    O SUV de ultra luxo, porém, será vendido por encomenda e seus emplacamentos por aqui não devem alcançar a marca de dois dígitos.

    Mercedes-Maybach GLS 600 Dianteira Estática
    O GLS Maybach tem visual e pintura exclusivos (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Já os GLE e GLS 63 AMG farão parte da gama fixa da marca, e irão concorrer com os novos BMW X5 M e Audi SQ7. A previsão de chegada do trio no Brasil é 2020, sendo que a dupla esportiva chegará ainda no primeiro semestre.

    Sem nome

    Mercedes-AMG GLE 63 Motor
    Os três modelos usam o mesmo V8 4.0 biturbo, mas nos modelos AMG há uma plaqueta com o nome do funcionário que montou o motor… (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Mercedes-Maybach GLS 600 Motor
    …enquanto no Maybach a homenagem é trocada pelo logotipo da marca (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Um ponto em comum dos três modelos é o motor. Todos usam o mesmo V8 4.0 biturbo montado à mão pela AMG em Affalterbach, na Alemanha.

    Só que, como ocorre no Classe S de ultra luxo, o GLS Maybach não carrega sobre o propulsor uma plaqueta com o nome do engenheiro responsável pela sua montagem, substituindo a homenagem pelo símbolo da marca centenária.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-AMG GLS 63 Dianteira Estática
    Com perfil mais esportivo, o GLS 63 é o maior AMG da história (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os valores de potência também mudam. Na linha AMG o motor entrega 612 cv na versão S e 571 cv na alternativa “de entrada”.

    O torque é sempre de impressionantes 86,7 mkgf, assim como o câmbio, um automático convencional (com conversor) de nove marchas e tração integral.

    Mercedes-Maybach GLS 600 Traseira Movimento
    O GLS Maybach mantém o icônico símbolo da divisão na coluna D (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Já o Maybach, cujo foco não é desempenho, o V8 é ligeiramente mais fraco — se é que dá para falar isso dos 558 cv e 74,4 mkgf do conjunto.

    Continua após a publicidade

    Nos três modelos o trem de força conta com a tecnologia híbrida parcial que já equipa modelos como o nacional C200 EQ Boost.

    Mercedes-AMG GLE 63 Interior
    O interior do GLE AMG é mais discreto, e pode receber apliques de fibra de carbono (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os números de fábrica impressionam em todos os modelos. No GLE 63 S, o 0 a 100 km/h é feito em 3,8 segundos, enquanto o GLS 63 S faz o mesmo em 4,2 s. No Maybach o índice sobe pra 4,9 segundos.

    A velocidade máxima do trio segue limitada a 250 km/h, podendo ser ampliada para 280 km/h nas versões AMG por meio de um pacote opcional.

    Múltiplas personalidades

    Mercedes-AMG GLE 63 Dianteira Movimento
    Dos três, o GLE 63 é o que terá maior volume de vendas no Brasil (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Todos os novos SUVs usam suspensão a ar ajustável, e mantém os recursos como o inusitado sistema que faz as rodas “pularem” para tirar o veículo de um atoleiro, por exemplo.

    Mercedes-AMG GLE 63 Traseira Estática
    O GLE concorre com o X5 M e SQ7 (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O que muda são os modos de condução. Além das configurações para o fora-de-estrada, comum ao trio, o GLE oferece o modo Race, voltando para uso em pistas de corrida.

    Mercedes-AMG GLS 63 Traseira Estática
    O GLS AMG mantém a maior parte dos atributos do GLE, mas não oferece o modo Race (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Nela, todos os controles eletrônicos ficam mais permissivos, a suspensão fica mais baixa e firme e a direção variável adota uma relação mais direta, para otimizar o desempenho em circuitos.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Maybach GLS 600 Painel
    Já o interior do GLS Maybach foca no requinte (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Curiosamente, o GLS Maybach também adota um recurso típico dos novos esportivos, mas com outro objetivo.

    No modo de condução Maybach, o SUV inclina a carroceria em até três graus em curvas, para diminuir o desconforto dos ocupantes em curvas.

    Mercedes-Maybach GLS 600 Interior Banco Traseiro
    Para garantir o conforto máximo, o Maybach abre mão da terceira fileira e do assento central do banco traseiro (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Nesse modo, feito para dar o máximo de conforto a quem está no banco de trás (geralmente o dono do carro), o veículo passa a sair de segunda marcha, o acelerador ganha um mapa menos agressivo e o start-stop é desativado, para manter o ar-condicionado digital de quatro zonas sempre ativo.

    Mercedes-Maybach GLS 600 Banco Traseiro
    Similares aos do Classe S, os bancos oferecem massagem, ventilação e apoio para os pés (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O foco no luxo e no silêncio também fez com que o GLS abrisse mão de três assentos e, como no Classe S Maybach, leve apenas quatro pessoas.

    Mercedes-Maybach GLS 600 Detalhe Banco
    A geladeira com porta-taça é um dos mimos exclusivos do Maybach (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os bancos traseiros possuem maior inclinação, travesseiro exclusivo, massagem e até uma geladeira com suporte para duas taças de champanhe.

    O sistema multimídia com telas individuais para os assentos posteriores pode ser controlado por um tablet.

    Mercedes-Maybach GLS 600 Dianteira Estática Estúdio
    Além do GLS, a linha Maybach está disponível somente no Classe S (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O leque de personalização do Maybach também é maior, com destaque para a exclusiva pintura em dois tons e o nome da divisão de luxo sobre a grade do radiador.

    Feito para um nicho extremamente pequeno, o mais luxuoso dos GLS disputa concorrentes com o Bentley Bentayga e Rolls-Royce Cullinan.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.