Assim como em nossas casas, existem diversos padrões diferentes para plugs de carros elétricos. Logo, quem compra um veículo desse pode acabar passando pela mesma situação chata ao descobrir que precisa de um adaptador para carregar em uma estação, assim como ocorre com nossos eletrodomésticos.
A verdade é que existem dezenas de tipos diferentes de plug, porém, atualmente dois deles são mais usados: o CCS, atualmente mais difundido e padrão na Europa, e o NACS, padrão norte-americano criado pela Tesla. Acontece que a empresa de Elon Musk pode estar prestes a mudar essa história.
Recentemente, a Mercedes anunciou que vai abandonar o padrão da sua terra natal e passará a adotar o NACS em todos os seus novos carros a partir de 2025. A decisão também contemplará aqueles que têm um veículo no padrão CCS, com a montadora oferecendo adaptadores a esses usuários.
Dessa forma, não só os novos clientes, mas também os antigos poderão ter acesso a toda a rede de super carregadores da Tesla, mais difundida nos EUA. Ainda como parte da adoção do novo padrão, a Mercedes se propôs a investir pesado na sua própria rede de carregadores.
Segundo a montadora, mais de 2.000 postos de carregamento rápido serão instalados nos principais mercados mundiais, incluindo EUA, China e Europa, até o fim da década. Ao todo, a rede da Mercedes vai oferecer mais de 10.000 carregadores em todo mundo e todos eles estarão disponíveis tanto com o plug NAC, como com o CCS, que continuará a ser padrão em outras partes do mundo.
“Estamos construindo nossa forte promessa de marca aqui, alavancando a renomada qualidade, reputação e foco no cliente pelos quais a Mercedes-Benz é conhecida há mais de um século.”, disse Cornelia Andrew, CEO da Mercedes-Benz North America.
A Mercedes é a principal montadora europeia a mudar do CCS para o NACS, mas não é a única. A dupla sueca Volvo e Polestar também anunciaram que vão migrar de plug até 2025. Stellantis, Volkswagen e a coreana Hyundai estão estudando a possibilidade de fazer a troca.
Fora isso, as americanas Ford e GM também vão fazer a migração no ano de 2025 e oferecerão adaptadores a partir do ano que vem. Já a Rivian, está indo na contramão de outras montadoras focadas em elétricos, e foi uma das primeiras a dizer que adotará o NACS.
Recentemente, a Tesla e o governo americano fizeram um acordo para que a montadora abrisse sua rede de carregamento para outras marcas. Em contrapartida, os EUA vão ajudar a instalar mais de 500 mil carregadores em todo o país.
A migração das rivais para o padrão NACS seria uma forma de não perder clientes e deixar a tecnologia mais acessível. Atualmente, a Tesla opera uma rede de mais de 45.000 super carregadores ao redor do mundo.