Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Venda de carros e picapes novos caiu em 2022; Onix se recupera e Argo cai

Segundo semestre representou 55% do acumulado e 'salvou' o início de ano difícil devido a crises e guerra na Ucrânia

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 6 jan 2023, 01h22 - Publicado em 5 jan 2023, 19h25
Fabricação Corolla 2023
Segundo semestre representou 55% do acumulado e 'salvou' o início de ano difícil devido a crises e guerra na Ucrânia (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O ano de 2022 chegou ainda sentindo os efeitos da pandemia, que prejudicou muito o setor automotivo, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de componentes. Além disso, a guerra entre Ucrânia e Rússia trouxe outras consequências, como falta de equipamentos, crise energética e aumento no preço dos combustíveis. Mesmo assim as vendas de carros novos cresceu quase o que se esperava.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) previu, em julho do ano passado, um aumento de 5,5% nos emplacamentos nacionais. A previsão bateu na trave: o aumento nas vendas de veículos em 2022 frente a 2021 foi de 4,9%. No total, foram registrados 3.667.367 novos emplacamentos em 2022, contra 3.446.838 no ano anterior, levando em consideração todos os segmentos.

Apesar dos problemas, Andreta Jr., presidente da Fenabrave, diz que os resultados poderiam ser ainda melhores, em especial no segundo semestre. “O resultado só não foi melhor porque tivemos períodos que impactaram no movimento de público nas concessionárias, como foi o caso da Copa do Mundo”, explicou.

Continua após a publicidade
Venda de carros e picapes novos caiu em 2022; Onix se recupera e Argo cai
Hyundai HB20 ganhou nova geração em 2022 e se garantiu como segundo carro mais vendido no ano (Divulgação/Quatro Rodas)

Mesmo com o impacto da Copa, a segunda metade do ano foi positiva e representou cerca de 55% do acumulado de 2022, o que ajudou a recuperar o mau desempenho do mercado no primeiro trimestre.

Ainda assim, a venda de automóveis e comerciais leves teve uma pequena queda de 0,85% em 2022 frente a 2021. Isso porque foram emplacados 1.957.669 unidades contra as 1.974.902 de 2021. Ouve melhora nas vendas de dezembro frente a novembro na ordem de 5,33%, com 202.176 emplacamentos no último mês do ano, mas isso não foi suficiente para garantir um crescimento no ano.

Continua após a publicidade
Strada
Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil em 2022 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os carros mais vendidos de 2022

Entre os automóveis e comerciais leves, dezembro teve alta em relação a novembro do mesmo ano (5,33%) e ao mesmo mês de 2021 (4,47%). Por outro lado, o segmento teve ligeira queda (-0,85%) em no acumulado de 2022 em relação ao ano passado, fechando o ano com um total de 1.957.699 emplacamentos.

Onix Plus Longa
Chevrolet Onix hatch e sedã fizeram uma dobradinha e ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

O carro mais vendido de 2022 foi a Fiat Strada com 112.456 emplacamentos, seguida pelo Hyundai HB20 com 96.255 e o Chevrolet Onix com 85.252. Ano de recuperação para o carro mais barato da Chevrolet: em 2021 amargou um quinto lugar com 73.623 unidades emplacadas.

Entre os sedãs, o Onix Plus foi o destaque, conquistando o quarto lugar geral com 75.243 unidades vendidas. A quinta colocação foi do Fiat Mobi (72.756), único compacto entre os 10 colocados, seguido pelo ‘finado’ Volkswagen Gol (72.606).

Logo atrás, vieram dois SUVs que disputaram uma batalha acirrada ao longo do ano. O Volkswagen T-Cross passou boa parte do ano como líder do segmento, mas fechou o ano atrás do Chevrolet Tracker, que teve 70.806 emplacamentos contra 65.341 do VW.

Fiat Argo (64.016) e Jeep Compass (63.564) fecham a lista dos dez carros e comerciais leves mais vendidos de 2022. Mau sinal para os dois: o Argo foi o terceiro mais vendido em 2021 (84.644 unidades) e o Compass havia sido o sexto (70.906 carros).

Tracker
Na reta final de 2022, Chevrolet Tracker conseguiu superar o Volkswagen T-Cross e terminou em primeiro entre os SUVs (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Falando apenas de picapes, a Fiat Toro fez uma dobradinha com a Strada e acumulou 49.567 emplacamentos. Pouco atrás ficou a Toyota Hilux com 48.606 unidades vendidas. Com uma grande diferença para as demais, Chevrolet S10 e Volkswagen Saveiro fecham o top cinco entre as picapes com 27.128 e 23.422 emplacamentos, respectivamente.

Fiat TOro
Bem atrás da Strada, a Fiat Toro foi a segunda entre as picapes, ajudando a Fiat a assegurar o primeiro lugar entre as montadoras (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os eletrificados também tiveram bom desempenho em 2022, superando 2021 em 40,83%. “No ano de 2022, foram quase 50 mil automóveis e comerciais leves eletrificados emplacados. É um nicho que registra bom crescimento e que já começa a se consolidar como um dos modelos de descarbonização do setor automotivo”, comentou Andreta Jr.

Continua após a publicidade

Veja os 30 carros mais vendidos no Brasil em 2023

Posição Modelo Unidades
Fiat Strada 112.456
Hyundai HB20 96.255
Chevrolet Onix 85.252
Chevrolet Onix Plus 75.243
Fiat Mobi 72.756
Volkswagen Gol 72.606
Chevrolet Tracker 70.806
Volkswagen T-Cross 65.341
Fiat Argo 64.016
10º Jeep Compass 63.564
11º Hyundai Creta 62.651
12º Renault Kwid 57.388
13º Jeep Renegade 51.398
14º Fiat Pulse 50.522
15º Fiat Toro 49.567
16º Toyota Hilux 48.606
17º Toyota Corolla 42.887
18º Toyota Corolla Cross 42.506
19º Fiat Cronos 41.680
20º Volkswagen Nivus 39.463
21º Nissan Kicks 38.983
22º Volkswagen Voyage 35.928
23º Peugeot 208 29.918
24º Chevrolet S10 27.128
25º Toyota Yaris Hatchback 26.614
26º Hyundai HB20 S 25.497
27º Volkswagen Saveiro 23.422
28º Renault Duster 22.690
29º Jeep Commander 22.355
30º Honda City Sedã 22.132

Primeiras projeções para 2023

A FENABRAVE projeta um 2023 de melhoras, mas nada muito otimista. Na sua primeira projeção, a entidade espera que todos os segmentos juntos registrem um aumento de 3,3% em relação a 2022.

Quem puxa esse modesto crescimento é o segmento das motocicletas e ônibus, com previsão de aumento de 9% e 5%, respectivamente. Já entre os carros e comerciais leves, a tendência é que tudo siga mais ou menos como está, mantendo os emplacamentos na faixa de 1,96 milhão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.