O Mini Clubman foi lançado em 1969 para ser uma versão mais espaçosa do pequeno Cooper. Mais de meio século depois, o carro se modernizou, ganhando uma porta para a fila traseira em 2007, e outra em 2015. Mas sempre manteve a carroceria alongada – um meio termo entre hatch e perua, que os ingleses chamam de shooting-brake – e as portas divididas na traseira.
Para sua edição final, não podia ser diferente. O Mini Clubman Final Edition, ao que tudo indica, será a despedida da perua, embora a BMW Group não tenha feito um anúncio oficial sobre isso.
Como boa edição final, o Clubman ganhou uma atenção especial para o design e, claro, muitas homenagens. Começando pelo fato do modelo ser limitado a 1.969 unidades, uma referência ao ano de lançamento da versão. Esse número também aparece estampado em diversos locais, como no pilar C e no painel do lado do passageiro, junto com o número de série do carro.
A carroceria do Clubman Final Edition estará disponível em três cores diferentes: Nanuq White, Enigmatic Black e Melting Silver. Todas recebem detalhes em cobre brilhante nas rodas, grade e nas listras que percorrem o capô e a base das portas.
Por dentro, o “gentleman”, como a Mini o descreve, é bem elegante. O acabamento é feito em marrom e preto. O volante é revestido em couro Nappa, que também aparece nos bancos junto com tecido Piquet na cor cinza. Os assentos recebem têm costurado o emblema da edição especial, além de ajuste para as coxas.
O console central tem alguns detalhes no mesmo tom de cobre que vemos no exterior. No centro, há o tradicional painel circular da Mini, com uma tela retangular de 8,8 polegadas no centro. Há também a inscrição “Final Edition” nas soleiras das portas e na base do volante, enquanto os tapetes recebem um emblema indicando o número de série do modelo.
Já na parte mecânica não há nenhuma novidade. De acordo com a Mini, a edição final do Clubman estará disponível nas variantes Cooper, com motor 1.5 de 136 cv e Cooper S, equipada com um 2.0 de 180 cv. Em alguns mercados, ele também estará disponível com motor diesel.
No Reino Unido, as 100 primeiras unidades do Clubman Final Edition custarão a partir de 37.000 libras, o equivalente a aproximadamente R$ 238.600. Ainda não há preço para outros países da Europa ou para os Estados Unidos. A Mini também não divulgou quando começarão as entregas.