Mini Countryman C é a versão “simples mas chique” do novo SUV híbrido
Versão mais básica do Countryman traz quase todos os atributos da versão S ALL4, mas troca potência por um pouco de economia
A Mini renovou por completo seu Countryman nessa nova geração. O modelo, enfim, pode ocupar com propriedade a prateleira dos SUVsm graças ao seu aumento de tamanho. São 3 cm a mais de entre-eixos e 13 cm de comprimento, chegando a 2,70 m e 4,42 m, respectivamente.
Após apresentar a variante elétrica SE ALL4, a topo de linha a combustão S ALL4 e o famoso esportivo John Cooper Works, a montadora agora revela todos os detalhes da versão de entrada ‘C’.
Em questão de design, não há grandes diferenças do modelo básico para o S ALL4. O Countryman C traz todos os atributos que foram adicionados nessa nova geração, incluindo os faróis mais quadrados e o novo desenho da grade. No geral, tudo é mais minimalista. A principal diferença está na grade, que não ostenta a letra S em vermelho da versão imediatamente acima.
Mas para quem gosta de personalização, o Countryman será uma boa. O cliente poderá escolher entre diferentes desenhos e tamanho de rodas, que variam entre 17’’ e 21’’. Na traseira, será possível também escolher as assinaturas das lanternas de LED, assim como nas versões mais caras.
Por dentro, a Mini também destaca que a versão C tem as mesmas capacidades e espaço generoso — uma consequência bem-vinda do aumento nas dimensões do carro. Os bancos traseiros podem se mover até 13 cm para aumentar o espaço para as pernas ou bagagens, chegando à capacidade máxima do porta-malas de 1.460 litros. Os assentos da segunda fileira também tem encostos individuais, que podem reclinar em até 12° e têm seis posições de ajuste.
No painel, a versão de entrada também traz a tela OLED redonda de 24 cm de diâmetro, que serve como central multimídia e também como quadro de instrumentos. Para a segurança, o Countryman está equipado com sistema de condução autônoma de nível 2, o que significa que o motorista pode tirar completamente as mãos do volante em velocidades inferiores a 60 km/h, desde que mantenha total atenção no trânsito.
O que realmente faz dessa versão a mais básica é o seu conjunto mecânico: diferente da S ALL4, que traz um motor 2.0 biturbo de 218 cv, o Countryman C tem um conjunto mais modesto, com motor três cilindros 1.5, que é auxiliado por um sistema híbrido leve para gerar 170 cv e 28,5 kgfm. A transmissão é automática de dupla embreagem e a tração é dianteira.
Com esse motor, o Countryman C consegue ir de 0 a 100 km/h em 8,3 s e atingir até 212 km/h. São números bons, mas o foco da versão de entrada é o consumo, podendo fazer até 16 km/l em ciclo combinado a gasolina, contra 14 km/l da versão 2.0, de acordo com a fabricante.
O preço do novo Countryman C será de 39.000 euros — cerca de R$ 208.450 — na Alemanha, onde será fabricado. A Mini só ficará devendo nas opções de cores, já que ele será vendido apenas com a carroceria em prata ou preto metálico.