Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mitsubishi XFC é o SUV compacto preparado para enfrentar enchentes

O conceito chegará aos países do sudeste asiático em 2023 e tem modo de condução exclusivo para atravessar ruas alagadas

Por João Vitor Ferreira
19 out 2022, 17h20
Mitsubishi XFC frontal
 (Divulgação/Mitsubishi)
Continua após publicidade

A Mitsubishi está preparando o terreno para aumentar a oferta de SUVs no sudeste asiático. Para 2023 a montadora introduzirá ao seu portfólio um novo modelo, que atualmente está na fase de conceito e recebe o nome de XFC.

Apesar de ainda ser um conceito, o XFC já apresenta um projeto avançado, praticamente pronto para produção. Segundo a empresa, ele chega para complementar sua linha no sudeste asiático, classificando-o como um SUV compacto, provavelmente ficando abaixo do Pajero Sport e do Outlander, os dois SUVs médios vendidos pela Mitsubishi no mercado.

Na dianteira, podemos ver muito da identidade visual atual da Mitsubishi, principalmente na grade, chamada de EVO-X. A principal diferença está nos faróis, que continuam estreitos mas avançam mais em direção aos para-lamas. Outro detalhe visual que também é novo são os dois hexágonos iluminados no para-choque, que também aparecem na traseira e simulam saídas de escape.

Aliás, a traseira é quase uma cópia da dianteira. As lanternas repetem o mesmo formato dos faróis, inclusive, as quatro barras iluminadas que ficam logo abaixo das lanternas – ou dos faróis – e completam o conjunto óptico do XFC.

Continua após a publicidade

Na lateral, podemos reparar que o modelo tem linhas e vincos que dão um ar mais robusto ao SUV, como por exemplo acima das rodas e próxima a traseira. O conceito também traz câmeras no lugar dos retrovisores, mas não é certo se na versão de produção elas serão mantidas. Inclusive, não há nenhuma menção da Mitsubishi sobre o sistema.

Mitsubishi XFC traseira
(Divulgação/Mitsubishi)

Por dentro, o XFC traz um acabamento em tons claros, contrastando com um forte tom de amarelo nos encostos dos bancos. No console central, há uma alavanca de câmbio com formato diferente do comum, além de alguns botões sensíveis ao toque.

Mitsubishi XFC frontal
(Divulgação/Mitsubishi)

O motorista terá a sua disposição uma tela integrada, que se divide entre painel de instrumentos e central multimídia, mas a Mitsubishi não divulgou o tamanho. Também há outras duas telas menores localizadas onde usualmente ficariam as saídas de ar. Aparentemente, elas transmitirão as imagens dos retrovisores. O volante é multifuncional e traz botões touchscreen parecidos com os do console central.

Mitsubishi XFC interior painel
(Divulgação/Mitsubishi)

Embora as motorizações do XFC não tenham sido apresentadas, a Mitsubishi deixa a entender que o modelo terá, pelo menos, uma versão 4×4. Afinal, a montadora fez propaganda dos seus modos de direção – Normal, Wet, Gravel e Mud – que sugerem uma aptidão para o off-road leve.

A única confirmação veio do CEO da Mitsubishi, Takao Kato, haverá uma versão eletrificada e que pode ser vendida fora do sudeste asiático.

Mitsubishi XFC assentos
(Divulgação/Mitsubishi)

A novidade é o modo Wet (ou molhado em tradução livre). Ele foi desenvolvido pensando exclusivamente nas condições climáticas do sudeste asiático, que devido às fortes chuvas, têm suas estradas e ruas constantemente alagadas.

O XFC será oficialmente apresentado durante o Salão Automóvel do Vietnã de 2022, que ocorre entre os dias 26 e 30 de outubro. A versão de produção está programada para o segundo trimestre de 2023.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.