Morgan Plus Four CX-T é roadster mais valente que a maioria dos SUVs
Após 70 anos de espera por nova geração do Plus Four, Morgan é mais breve ao lançar versão aventureira do roadster
Muito conhecida por ter usado, por décadas, madeira onde a grande maioria das fabricantes utiliza ligas metálicas, a britânica Morgan também acumula 110 anos de história no fora-de-estrada; um legado apropriadamente mantido pelo novo Plus Four CX-T.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Com o T de “trails” (“trilhas”, em inglês), o aventureiro é, na verdade, uma versão do Morgan Plus Four, atualizado em 2020 após 70 anos com a mesma plataforma. A diferença é muito mais do que estética e, além do visual explorador, há preparo hardcore, sem desculpas para poupar o roadster de terrenos inóspitos.
Segundo a fabricante, a ideia de transformar o novo Plus Four em um fora-de-estrada veio das “empreitadas que os clientes da Morgan já realizaram ao redor do mundo” ao longo das décadas.
Mas é claro que isso não bastava, e um dos trunfos do Plus Four CX-T é sua nova plataforma de alumínio, mais versátil, segura e adequada às legislações do que a anterior, aposentada recentemente. De tão importante, a plataforma CX é quem completa o batismo do esportivo, com rigidez torcional 100% maior em relação a modelos mais antigos, que tinham madeira de freixo reforçada onde, agora, o alumínio assumiu as funções.
A fim de desenvolver uma versão off-road à altura do icônico Plus Four, também houve contribuição da Rally Raid UK — preparadora responsável pela criação de 60 carros de 15 edições diferentes do Rally Dakar.
O resultado a quatro mãos envolve o uso de braços de suspensão do Morgan Plus Six, amortecedores esportivos da EXE-TC, buchas feitas sob medida e pneus off-road que juntos elevam o roadster a um vão-livre de 23 cm. Detalhes como o escape lateral também contribuem para um elevado ângulo de saída.
Para proteger os dois ocupantes, foi instalada uma gaiola de proteção que, além da segurança, oferece suporte para compartimentos de carga e até fixação de bicicletas ou pranchas de surfe.
Para chegar ao destino, o esforço é do motor 2.0 turbo da BMW, com 258 cv e 40,9 kgfm. “Os três modos de bloqueio do diferencial maximizam a tração em qualquer tipo de superfície”, garante a marca que também acrescentou extensa proteção ao assoalho do veículo.
Pois bem, se um fora-de-estrada amadeirado é o que falta para suas aventuras é melhor correr: apenas seis unidades do Plus Four CX-T serão produzidas. Todas serão finalizadas antes do fim do ano e custarão £170.000 (cerca de R$ 1,2 milhão), sem impostos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital