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Moto mais aerodinâmica do mundo é elétrica e busca recorde de velocidade

O protótipo possui design inovador, que coloca um túnel abaixo do piloto para diminuir a resistência do ar

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 2 jul 2021, 09h46 - Publicado em 2 jul 2021, 09h44
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  • moto mais aerodinamica em siverstone
    A ideia inicial da WMC era fazer o evento de apresentação da sua moto em Silverstone. Mas devido às restrições por conta da pandemia, eles tiveram que migrar para um evento on-line (WMC/Divulgação)

    A empresa britânica White Motorcycle Concepts quer quebrar recordes com sua mais nova motocicleta, a WMC250EV. Trata-se de um protótipo elétrico que, com suas inovações aerodinâmicas, busca se tornar a mais rápida e mais eficiente moto já produzida.

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    A chave do projeto está na tecnologia V-Air, já patenteada pela empresa no Reino Unido e que busca a licença para os EUA, Japão e Europa. Ela se baseia em um túnel, localizado logo abaixo do piloto, que diminui o peso frontal da motocicleta e permite a passagem do ar, criando o chamado efeito Venturi.

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    Segundo a WMC, essa estrutura deixa a moto com uma resistência ao ar 70% menor do que a “motocicleta mais aerodinâmica do mercado”. Nos testes realizados pela fabricante em simuladores e túneis de vento, o coeficiente de resistência chegou a 0,118. Para comparar, o Mercedes Classe A Sedan chegou em 2019 como o carro mais aerodinâmico da época, com coeficiente de 0,22. 

    Para melhorar ainda mais a aerodinâmica do protótipo, o próprio dono da empresa, Rob White, teve seu corpo milimetricamente escaneado em posição de corrida. Com isso, todo o design da carroceria foi desenhado para que acompanhasse perfeitamente os contornos do corpo humano.

    tunel de ar aerodinamico da moto da WMC
    Rob é o chefe que põe a “mão na massa”. Além de piloto, ele também é parte fundamental no desenvolvimento do projeto (WMC/Divulgação)
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    Rob tem grande experiência no automobilismo. Com 25 anos de carreira atuando como engenheiro, ele já trabalhou na Fórmula 1, 24 horas de Le Mans e em provas de Enduro – um tipo de corrida de motocicleta que exige resistência, habilidade e regularidade dos pilotos.

    moto mais aerodinamica do mundo teve evento cancelado em silverstone
    (WMC/Divulgação)

    O design especial da moto, faz com que o seu peso seja melhor distribuído, permitindo que a WMC implementasse um sistema de tração nas duas rodas. Ao todo, são quatro motores elétricos, dois dianteiros e dois traseiros, que somam 134 cv – longe de ser a maior potência em uma moto, diga-se.

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    O mais comum é que as motos tenham toda tração jogada na roda traseira. Fazendo que, por inércia, a roda dianteira seja jogada para cima. O novo design, que possibilita tração integral, torna possível utilizar um sistema de recuperação de energia semelhante ao usado nos carros elétricos, onde a energia cinética da aceleração é utilizada para frear o veículo assim que paramos de acelerar.

    A potência pode parecer pouca, mas a intenção é fazer com que a WMC250E quebre recordes de velocidade. Rob quer superar a marca que pertence à Voxan Wattman, que atingiu 366 km/h na distância de uma milha (1,6 km). A moto pilotada pelo italiano Maxi Biaggi, nos mesmos testes, chegou a registrar velocidade máxima de 408 km/h, entretanto esse recorde não foi oficialmente registrado. A WMC pretende testar sua motocicleta no ano que vem, na Bolívia.

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    foto em estudio da moto mais aerodinamica do mundo
    (WMC/Divulgação)

    Embora não tenha divulgado números, Rob White garante que a junção de aerodinâmica e tração nas duas rodas, fará com que a WMC250E tenha maior autonomia do que qualquer outra motocicleta com motorização semelhante. A intenção do CEO é levar seu projeto de design para todo o tipo de moto comercial, ajudando em sua eficiência e, consequentemente, na diminuição de CO2.

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