Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Moto mais aerodinâmica do mundo é elétrica e busca recorde de velocidade

O protótipo possui design inovador, que coloca um túnel abaixo do piloto para diminuir a resistência do ar

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 2 jul 2021, 09h46 - Publicado em 2 jul 2021, 09h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • moto mais aerodinamica em siverstone
    A ideia inicial da WMC era fazer o evento de apresentação da sua moto em Silverstone. Mas devido às restrições por conta da pandemia, eles tiveram que migrar para um evento on-line (WMC/Divulgação)

    A empresa britânica White Motorcycle Concepts quer quebrar recordes com sua mais nova motocicleta, a WMC250EV. Trata-se de um protótipo elétrico que, com suas inovações aerodinâmicas, busca se tornar a mais rápida e mais eficiente moto já produzida.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    A chave do projeto está na tecnologia V-Air, já patenteada pela empresa no Reino Unido e que busca a licença para os EUA, Japão e Europa. Ela se baseia em um túnel, localizado logo abaixo do piloto, que diminui o peso frontal da motocicleta e permite a passagem do ar, criando o chamado efeito Venturi.

    Segundo a WMC, essa estrutura deixa a moto com uma resistência ao ar 70% menor do que a “motocicleta mais aerodinâmica do mercado”. Nos testes realizados pela fabricante em simuladores e túneis de vento, o coeficiente de resistência chegou a 0,118. Para comparar, o Mercedes Classe A Sedan chegou em 2019 como o carro mais aerodinâmico da época, com coeficiente de 0,22. 

    Para melhorar ainda mais a aerodinâmica do protótipo, o próprio dono da empresa, Rob White, teve seu corpo milimetricamente escaneado em posição de corrida. Com isso, todo o design da carroceria foi desenhado para que acompanhasse perfeitamente os contornos do corpo humano.

    Continua após a publicidade
    tunel de ar aerodinamico da moto da WMC
    Rob é o chefe que põe a “mão na massa”. Além de piloto, ele também é parte fundamental no desenvolvimento do projeto (WMC/Divulgação)

    Rob tem grande experiência no automobilismo. Com 25 anos de carreira atuando como engenheiro, ele já trabalhou na Fórmula 1, 24 horas de Le Mans e em provas de Enduro – um tipo de corrida de motocicleta que exige resistência, habilidade e regularidade dos pilotos.

    moto mais aerodinamica do mundo teve evento cancelado em silverstone
    (WMC/Divulgação)

    O design especial da moto, faz com que o seu peso seja melhor distribuído, permitindo que a WMC implementasse um sistema de tração nas duas rodas. Ao todo, são quatro motores elétricos, dois dianteiros e dois traseiros, que somam 134 cv – longe de ser a maior potência em uma moto, diga-se.

    O mais comum é que as motos tenham toda tração jogada na roda traseira. Fazendo que, por inércia, a roda dianteira seja jogada para cima. O novo design, que possibilita tração integral, torna possível utilizar um sistema de recuperação de energia semelhante ao usado nos carros elétricos, onde a energia cinética da aceleração é utilizada para frear o veículo assim que paramos de acelerar.

    Continua após a publicidade

    A potência pode parecer pouca, mas a intenção é fazer com que a WMC250E quebre recordes de velocidade. Rob quer superar a marca que pertence à Voxan Wattman, que atingiu 366 km/h na distância de uma milha (1,6 km). A moto pilotada pelo italiano Maxi Biaggi, nos mesmos testes, chegou a registrar velocidade máxima de 408 km/h, entretanto esse recorde não foi oficialmente registrado. A WMC pretende testar sua motocicleta no ano que vem, na Bolívia.

    foto em estudio da moto mais aerodinamica do mundo
    (WMC/Divulgação)

    Embora não tenha divulgado números, Rob White garante que a junção de aerodinâmica e tração nas duas rodas, fará com que a WMC250E tenha maior autonomia do que qualquer outra motocicleta com motorização semelhante. A intenção do CEO é levar seu projeto de design para todo o tipo de moto comercial, ajudando em sua eficiência e, consequentemente, na diminuição de CO2.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa de QUATRO RODAS 746
    A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.