A organização da MotoGP revelou na última sexta-feira (25) novidades relativas ao formato dos treinos durante a temporada 2013. A partir de agora, as sessões livres irão influenciar no treino classificatório.
O fim de semana começará com três treinos livres com duração de 45 minutos cada. Os melhores tempos dos pilotos serão combinados e decidirão quem participará do Q1 e quem participará do Q2.
Já na classificação, o Q1 reunirá os pilotos que tiverem conseguido a partir do 11º e até o último tempo combinado. Em 15 minutos, os participantes tentarão obter as duas melhores marcas, que seguirão para o Q2. Os demais alinharão no grid a partir da 13ª posição.
Assim, participarão do Q2 os que tiverem os dez melhores tempos combinados das sessões livres mais os dois melhores do Q1. Serão 15 minutos, nos quais, portanto, serão definidos os 12 primeiros lugares para a largada da prova.
Antes da classificação, porém, haverá um quarto treino livre, mas esse não será contabilizado para a definição dos participantes de Q1 e Q2.