A Suzuki anunciou a intenção de testar sua motocicleta de entrada para o Mundial de MotoGP 2014, juntamente com as motos atuais de 2013, mesmo sem garantir sua participação na próxima temporada. O teste acontecerá no Circuito da Catalunha, no dia 17 de junho.
Em 2011 (foto), a Suzuki abandonou o Mundial de MotoGP, incapaz de financiar uma equipe devido à crise financeira. Desde então a marca de Hammamatsu vem testando protótipos no Circuito de Motegi, no Japão.
Porém, a situação não está tão favorável à Suzuki, que, segundo Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna (empresa organizadora do MotoGP), precisará regressar ao MotoGP por meio de uma equipe já existente. Ou seja, a Suzuki terá que comprar uma equipe se quiser disputar o maior campeonato de motovelocidade do mundo.
A vontade de voltar para o Mundial de MotoGP em 2014 é tanta, que a Suzuki inclusive já andou sondando o mercado para encontrar um Diretor de Equipe. Davide Brivio, que foi chefe da Yamaha e esteve com Valentino Rossi na Ducati, foi procurado pela empresa japonesa.
“A Suzuki entrou em contato comigo para a MotoGP, mas estamos apenas conversando e eu não sou o único. Eles ainda não se decidiram sobre 2014, mas estão testando em 2013”, confirmou Davide Brivio em seu Twitter.