A programação dos treinos livres desta sexta-feira no circuito Twin Ring Motegi deveria começar com a Moto3, mas um atraso já havia sido anunciado antes do início da sessão.
À medida que a manhã avançava e o nevoeiro persistia, acompanhado por uma garoa que se tornou uma chuva constante, foi anunciado que os treinos livres de abertura do Grande Prêmio do Japão seriam cancelados também para a Moto2 e a MotoGP.
Um cronograma revisto para a segunda bateria de treinos livres seria anunciado, mas nenhuma ação na pista foi possível, já que o clima não deu trégua. O programa de treinos para a madrugada deste sábado ainda não foi divulgado pela organização da MotoGP.
Caso as condições climáticas se restabeleçam, os treinos classificatórios para o GP do Japão começarão a partir da 1h35 deste sábado, com a categoria Moto3, MotoGP às 3h10 e Moto2 às 4h05, no horário de Brasília.
O Grande Prêmio do Japão é a penúltima etapa do Mundial de MotoGP 2013, e pode decidir o campeão da atual temporada, ou seja, outra oportunidade para Marc Márquez, da Repsol Honda Team, levar o título para casa em seu ano de estreia na categoria principal do esporte.