Motorista tenta transformar Audi R8 em LaFerrari, mas desvaloriza o carro
Sul-africano já tinha um bom esportivo, mas a tentativa de transformá-lo em uma Ferrari não deu certo
Com apenas 499 unidades no mundo, a Ferrari LaFerrari é daqueles carros caros até para quem tem muito dinheiro. A maioria das pessoas que gostam de um dos maiores supercarros dos últimos tempos só podem ter um exemplar em sonhos ou… se tentar fazer a sua própria LaFerrari.
Foi exatamente isso que o dono de um Audi R8 tentou fazer na África do Sul. E não conseguiu.
No Brasil, as réplicas costumam nascer de chassis de Fusca ou de estruturas tubulares com as mecânicas mais convencionais possíveis. Lá fora esportivos pequenos e baratos, como os Pontiac Fiero e Toyota MR2, são escolhas comuns por conta do layout de motor central, que se adapta facilmente ao estilo de supercarro.
Mas usar um Audi R8 V10 2010 pode ter sido um exagero desnecessário. E mesmo que o projeto tenha começado a partir de um carro com boa reputação e mais de 500 cv, não é uma réplica perfeita.
Os faróis são diferentes do LaFerrari, o capô e o spliter dianteiro são completamente diferentes e o perfil em nada tem a ver com a Ferrari original. A parte de baixo das portas não se alinham com a de cima, fazendo com que o carro pareça estar batido ou tenha alguma falha no chassi. As rodas também não combinam.
Seu criador já admitiu que as luzes dianteiras ainda precisam de finalização, mas as dobradiças das portas, que se abrem para cima, aparentam precisar de reforço e podem não durar muito.
O motor V10 original mantém forte os 517 cv promete tempo de 0 a 100 em 4,1 segundos. Não é ruim, mas a Ferrari LaFerrari tem 963 cv e cumpre o 0 a 100 em 3 segundos.
Como já é de se esperar, essa personalização não valorizou em nada o carro. Um Audi R8 V10 2010 seria vendido por cerca de US$ 100.000 nos Estados Unidos (cerca de R$ 478 mil). Mas o idealizador do projeto só conseguiu vender a “réplica” por 650 mil rands sul-africanos, cerca de R$ 199.000.
Considerando que o carro esteja bem mecanicamente, pode ter sido uma excelente compra a esse preço. Difícil será transformá-lo novamente em Audi R8.