Na China, Volkswagen Jetta é um sedã e também dois SUVs
Fabricante usou nome do sedã médio para batizar marca de entrada exclusiva para o mercado chinês, e já revelou seus três primeiros produtos
![Jetta Jetta](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/jetta-jetta-e1551302397582.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tem se tornando comum divisões ou versões de modelos de uma fabricante se tornarem marcas próprias. Aconteceu com a AMG, a Polestar e, recentemente, com a Cupra. Mas a Volkswagen conseguiu algo raro: transformar um carro em uma marca.
A Jetta foi revelada esta semana e será exclusiva para o mercado chinês. A nova marca do Grupo Volkswagen será responsável por modelos mais baratos, e irá estrear com um sedãs e dois SUVs.
![Jetta SUV](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/jetta-suv.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O primeiro modelo revelado é, sem surpresa, o novo Jetta. A versão chinesa, porém, tem para-choque, grade e faróis próprios. Especula-se também que seu acabamento seja mais simples, para baratear o três-volumes.
![Jetta SUV 2](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/jetta-suv-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O primeiro SUV tem linhas similares à do Seat Ateca, mas a VW não deu mais detalhes sobre o utilitário. Rumores indicam que o terceiro Jetta será uma versão do SUV compacto-médio Tarraco, versão Seat do Tiguan.
![volkswagen_jetta_250_tsi_r-line_2](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/09/volkswagen_jetta_250_tsi_r-line_2-e1537886060399.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Normalmente quem faz o papel de porta de entrada no grupo VW é a tcheca Škoda — que, inclusive, também está presente na China. Neste primeiro momento ainda não ficou claro se a Jetta irá concorrer com alguma outra marca da gigante alemã.
Filho de peixe…
Não é a primeira vez que uma fabricante cria uma divisão para vender produtos mais baratos. A Nissan fez isso ao ressuscitar a Datsun, a Toyota arriscou com a descontinuada Scion e a Renault aproveitou a aquisição da Dacia para oferecer carros populares em diferentes mercados.