Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Na QR de março, o teste do BYD Dolphin Mini e guia completo dos carros PcD

O BYD Dolphin Mini é o centro das atenções, e levamos o subcompacto para nossa pista. Também preparamos o guia completo dos carros PcD e muito mais

Por Eduardo Passos
1 mar 2024, 17h38
A edição 779 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 779 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O preço do BYD Dolphin Mini veio acima dos R$ 100.000, e isso acabou ofuscando a estreia do subcompacto. Mesmo assim, o potencial de ser ainda mais popular que o Dolphin é real e, após um primeiro contato na China, levamos o irmão menor para o teste completo.

Nessa prova, conseguimos notar que, claro, não é um automóvel perfeito. Mas certamente oferece mais do que concorrentes na mesma faixa de preço. Em passos não tão pequenos mais, a indústria automotiva está mudando, as fabricantes chinesas crescendo e os carros elétricos ganham preços de equivalentes a combustão. 

Esperado com preço ao redor dos R$ 100.000, BYD Dolphin Mini é elétrico com preço de 1.0 automático e até mais equipado, mas não é perfeito
Esperado com preço ao redor dos R$ 100.000, BYD Dolphin Mini é elétrico com preço de 1.0 automático e até mais equipado, mas não é perfeito (Arte/Quatro Rodas)

O BYD Dolphin Mini pretende ser o líder dessa fase, e a estreia dele no Brasil é a capa de QUATRO RODAS em março. A edição 779 já está nas bancas e não para por aí!

PORSCHE 911 DAKAR A Porsche foi atrevida de novo, e criou um 911 realmente feito para o fora-de-estrada. O Porsche 911 Dakar até parece uma unidade de exibição, tamanhas as mudanças, mas ele já está esgotado no Brasil, onde mais de 10 unidades chegarão a R$ 1,8 milhão cada.

QUATRO RODAS 779 MARÇO 2023 (5)
Fomos ao Canadá para um contato único de jornalistas brasileiros com o 911 Dakar, a versão inédita e limitada do esportivo que encara terra e neve em altas
velocidades, e já esgotou (Arte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Seu nome e estilo fazem referência às vitórias da marca no famoso rali africano. QUATRO RODAS, entretanto, foi ao Canadá, a fim de testar o 911 Dakar em meio a neve pesada e 23 graus abaixo de zero.

DOSSIÊ PCD O preço dos carros disparou durante a pandemia, com a legislação tributária demorando para acompanhar a inflação. Por algum tempo, comprar um carro para Pessoas com Deficiência se tornou tarefa ingrata, mas os limites para gozar dessa isenção foram ampliados recentemente, e as vendas cresceram.

QUATRO RODAS 779 MARÇO 2023 (4)
O mercado PcD voltou a ficar vantajoso com o aumento do teto do ICMS para R$ 120.000. O desconto total pode ultrapassar R$ 25.000. Veja nesse dossiê quais as opções nesse segmento (Arte/Quatro Rodas)

O Dossiê PCD é o guia perfeito para escolher a sua unidade. Além de explicar os diferentes descontos que podem (ou não) incidir no valor do carro, reunimos todos os veículos com versões PcD à venda no Brasil, listando suas qualidades e alternativas.

Continua após a publicidade

NISSAN SENTRA ADVANCE x VOLKSWAGEN VIRTUS EXCLUSIVE Todos sabemos que o VW Virtus é o sedã que vem logo abaixo do Jetta, médio. O irmão maior, entretanto, manteve apenas a variante esportiva à venda, e seu preço é salgado.

De um lado, o bem equipado compacto que almeja o andar de cima. De outro, um básico de porte médio pelo mesmo preço. Quem vence?
De um lado, o bem equipado compacto que almeja o andar de cima. De outro, um básico de porte médio pelo mesmo preço. Quem vence? (Arte/Quatro Rodas)

O Virtus, por outro lado, ganhou versões mais básicas e a topo de linha, GTS, trocou o visual mais agressivo pelo jeitão formal do Exclusive. Ele custa o mesmo que um Nissan Sentra Advance, mas será que é possível para um sedan intermediário brigar no andar de cima apenas com base em equipamentos e motor?

RENAULT SCENIC E-TECH A Renault vem aproveitando nomes clássicos de sua história em carros elétricos completamente novos. No Brasil já temos o Megane E-Tech, e fomos à França conhecer o Scenic da nova era.

Continua após a publicidade
Em outros tempos, ela já foi “a” Scénic, mas da minivan que inaugurou a fábrica da Renault no Brasil só restou o nome. Agora trata-se “do” Scenic, mais um SUV da marca francesa
Em outros tempos, ela já foi “a” Scénic, mas da minivan que inaugurou a fábrica da Renault no Brasil só restou o nome. Agora trata-se “do” Scenic, mais um SUV da marca francesa (Arte/Quatro Rodas)

Bem ao jeito da modernidade, a minivan mudou de gênero e se transformou no SUV, mas tem espaço amplo. Além disso, seu design e soluções tecnológicas devem aparecer no SUV cupê nacional da Renault, que estreia em breve.

Carta ao Leitor: Convivência Pacífica

À medida que os elétricos vão se fazendo presentes em nosso dia a dia de jornalistas especializados, fazemos novas descobertas para compartilhar com os leitores. Nesse sentido, a compra do BYD Dolphin para o teste de Longa Duração vai nos ajudar muito a deixar você por dentro desse novo universo da mobilidade. Não deixe de acompanhar.

Depois de participar da reportagem que foi a capa da edição de fevereiro, Elétricos nas Ruas, em que dirigi por duas semanas um Ford Mustang Mach-E, 100% elétrico, perdi grande parte do medo que eu tinha de sair por aí dirigindo e a bateria acabar. Mas só fui perceber essa perda de medo agora, que fiquei alguns dias com o Dolphin para o primeiro contato com o modelo recém-adquirido.

Continua após a publicidade
Na estrada, com o elétrico, sem medo de não conseguir voltar para casa
Na estrada, com o elétrico, sem medo de não conseguir voltar para casa (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

Retirei o BYD na sede da Abril, com 30% de bateria e 300 km rodados. Rodei 30 quilômetros na hora do rush de São Paulo, sossegadamente. Como passaria o final de semana com o carro, tratei de carregar a bateria no dia seguinte. E, para minha sorte, o eletroposto perto de casa, que estava com problemas quando da realização da reportagem com o Mustang, desta vez funcionava a plena carga (45 kW). Completei 100% e saí por esse mundão afora.

Fui e voltei do fim de semana, segui rodando com o carro mais algum tempo sem ficar ansioso, confiando que a autonomia informada no painel (que ia diminuindo com o passar dos dias) era suficiente para me fazer chegar aos destinos. Devolvi o elétrico com 20% de reserva e 800 km rodados (há um eletroposto de alta potência a 300 m da Abril).

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODAS (Arte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Não perdi totalmente o medo da energia acabar no meio do caminho porque ainda não é possível iniciar uma viagem mais longa sem planejar o roteiro, prevendo a necessidade de recarga. E o planejamento, nesse caso, não é garantia de sucesso, porque a rede de eletropostos no país ainda está sendo formada e os investimentos iniciais são direcionados para as grandes cidades, capitais principalmente, enquanto o interior ainda é um deserto. De qualquer modo, isso também começa a mudar.

Todo dia surge alguma nova iniciativa para ampliar a rede de eletropostos. Seja de olho na oportunidade de vender energia, seja pela consciência de que o negócio dos elétricos depende desse fornecimento, as empresas do setor estão tão atentas aos eletropostos quanto os consumidores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.