Poucas coisas são tão norte-americanas quanto a NASCAR. A principal categoria de automobilismo dos Estados Unidos, entretanto, está um pouquinho mais brasileira dado que a NASCAR Brasil, nova competição nacional, estreará já no ano que vem.
Anunciada nesta quarta-feira (16), a novidade é uma espécie de incorporação da Sprint Race brasileira, categoria que servirá de ponto de partida na jogada. A NASCAR Brasil – Sprint Race, como oficialmente se chama, começa em março, no Rio Grande do Sul. Haverá 8 corridas nos principais circuitos do país, com as etapas de Interlagos acontecendo em 30 de abril e 6 de agosto.
Dado o prazo curto, é provável que no primeiro ano as especificações técnicas dos carros da Sprint Race se mantenham, com modelos de chassi tubular pesando cerca de 1.000 kg e com motor V6 3.6 de 300 cv e 40 kgfm.
A organização estuda, entretanto, já implementar regras da NASCAR, como relargada em fila dupla, autonomia ao diretor da prova em estender a corrida para não fechar a disputa com safety car em pista e passe livre para que carros retardatários possa recuperar suas voltas (”lucky dog”).
Também há grana na jogada, e meio milhão de reais será distribuído aos pilotos. Os campeões de cada categoria também serão premiados no NASCAR Awards, a grande cerimônia de mérito da competição.
Os jovens talentos brasileiros também podem ser recrutados para o programa Drive Development, a superseletiva que premia o vencedor com uma temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR americana. Por fim, toda a expertise de exploração comercial, marketing e organização de competições será realizada, a fim de elevar o nível da categoria como um todo.