Dirigir o novo Nissan Leaf poderá exigir um reaprendizado do motorista. A segunda geração do modelo, que será mostrada dentro de poucas semanas, será o primeiro modelo da marca que poderá ser comandado apenas pelo pedal de acelerador.
Trata-se de um acelerador inteligente, chamado de e-Pedal. Com ele, o condutor poderá desacelerar e parar o carro apenas com o pedal da direita, sem precisar acionar os freios.
O sistema é similar ao usado no BMW i3, e usa o próprio motor elétrico para desacelerar o veículo. Nessa situação, o automóvel passa a transformar sua energia cinética em eletricidade enquanto reduz a velocidade.
A diferença é que, ao contrário do BMW, o Leaf pode ficar parado sem a necessidade de usar o pedal da esquerda. Para isso, basta tirar totalmente o pé do acelerador. Se a pressão foi apenas aliviada, a velocidade será reduzida.
O novo Nissan Leaf será revelado no dia 6 de setembro. O hatch será oferecido com duas opções de bateria, de 40kWh e 60 kWh, sendo que a segunda opção terá autonomia de quase 550 km.
A marca também incluirá recursos de condução semiautônoma no modelo, que chegou a ser o carro mais vendido da Noruega.
Apesar de ter feito diversos testes com a geração atual, não há previsão de o Leaf chegar tão cedo no Brasil.