Nissan Sakura é elétrico com preço de 1.0 e mais força do que um Kicks
Carrinho urbano tem 19,9 kgfm de torque e preço que pode chegar ao equivalente a R$ 67.000, com isenções do governo japonês
Se você achou que Sakura era apenas uma marca de shoyu, achou errado. O termo também batiza as chamativas flores de cerejeira, que florescem no Brasil em março. E daí veio a inspiração (da árvore, não do molho de soja) para a Nissan nomear seu mais novo elétrico. O Sakura é um pequeno carro urbano que tem preço inicial equivalente a R$ 88.000.
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Com as isenções que o governo japonês concede à compra de veículos elétricos, o valor do Nissan Sakura pode chegar a algo em torno de R$ 67.000, uma vez que a tabela oficial é de 1.780.000 ienes.
O Sakura é a materialização da promessa da montadora de oferecer modelos elétricos com preços mais acessíveis. Ele é o mais barato e menor carro do tipo na linha Nissan. Mede 3,40 m de comprimento e tem 2,49 m de entre-eixos (3 cm a mais que um VW Gol).
Apesar de ser alto para o padrão, com 1,65 m, o hatch tem boa estabilidade em curvas graças ao centro de gravidade baixo, segundo a fabricante. Isso ocorre por conta do posicionamento das baterias na base do assoalho.
O carrinho de 1,47 de largura e 1.070 de peso total tem interior com telas chamativas. O painel de instrumentos digital é de 7 polegadas, enquanto a central multimídia é de 9 polegadas. Note ainda que o câmbio tem posição elevada, fica posicionado ao lado dos comandos de climatização, e que o console não separa o espaço entre motorista e passageiro.
Há três opções de cores para o interior, enquanto a pintura externa tem um leque de 15 opções.
Embora tenha medidas bem-vindas para rodar em qualquer metrópole, o Sakura tem assistente de estacionamento, além de outros recursos semi-autônomos.
O motor rende 64 cv de potência, enquanto o torque é de chamativos 19,9 mkgf. É mais do que um Nissan Kicks, que desenvolve 15,5 kgfm. Os números permitem com que o carrinho chegue a 130 km/h.
Existem três modos de condução: Eco, Standard (padrão) e Sport. É possível utilizar também a posição ePedal, em que o motorista usa basicamente o acelerador até para desacelerar o carro.
Este modo garante maior regeneração de energia e, consequentemente, mais autonomia ao modelo que pode rodar até 180 quilômetros, segundo o ciclo WLTP.
São necessárias oito horas para realizar a recarga completa da bateria. Mas a Nissan afirma que é possível restabelecer 80% da carga em 40 minutos o utilizar sistemas de carregamento rápido.