A 14ª edição do Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY) anunciou os cinco carros vencedores em suas respectivas categorias. Um deles será eleito o carro do ano de 2024.
Os ganhadores são: Volvo EX30 (Carro familiar), BMW Série 5 (Carro Grande), Kia EV9 (SUV), Volkswagen Amarok (4×4) e Aston Martin DB12 (Carro Exclusivo).
Ao todo, 62 lançamentos de 2023 concorreram a todas as categorias, e todos atenderam ao requisito de terem sido lançados em pelo menos dois continentes entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
“A votação não foi fácil devido ao nível extraordinário dos candidatos”, afirma Marta Garcia, presidente do Women’s Worldwide Car of the Year, que é composta por uma equipe de 75 mulheres jornalistas automotivas de 52 países dos cinco continentes. É o único júri exclusivamente feminino na indústria automotiva em todo o mundo.
O ano passado fui selecionada como uma das 75 juradas do prêmio e neste ano, pela primeira vez, pude participar da rodada de votação. QUATRO RODAS é a única mídia brasileira a participar da premiação. Trata-se de uma seleção criteriosa e a escolha dos vencedores passa até por uma auditoria para garantir a idoneidade do prêmio.
Cada modelo vencedor recebe uma justificativa pra ter alcançado a vitória, confira abaixo:
Volvo EX30
É o primeiro SUV compacto premium da Volvo, o terceiro modelo elétrico e o modelo mais acessível. Destaca-se pela autonomia homologada de 450 quilômetros, pela qualidade, pelos equipamentos de segurança e por ser o Volvo com menor pegada de carbono até à data. Confortável e espaçoso.
BMW Série 5
O BMW Série 5 é oferecido com uma gama completa de motores, incluindo pela primeira vez uma versão totalmente elétrica, bem como uma variante familiar. Esta oitava geração conta com a mais avançada tecnologia, oferece um habitáculo espaçoso e confortável para os ocupantes e é o primeiro modelo da marca a incorporar de série um interior totalmente vegano.
Kia EV9
O Kia EV9 é o primeiro grande SUV elétrico com até sete lugares. Apesar dos 5 metros de comprimento, possui boa aerodinâmica. Também se destaca pelo design inovador, pela alta tecnologia, pelo carregamento bidirecional e pelo carregamento ultrarrápido de 800 volts. Além disso, seu preço é bastante competitivo se comparado a outros modelos do seu segmento.
Volkswagen Amarok
Esta nova geração do Volkswagen Amarok apresenta uma mudança radical. Ganha habitabilidade, capacidades off-road, capacidade de carga. Inclui cinco motores que se adaptam às necessidades de cada mercado. Também melhora a qualidade e o conteúdo.
Lembrando que essa geração que é fabricada na África do Sul não será vendida no Brasil, por aqui teremos um facelift da primeira geração e a “nova” Amarok será fabricada na Argentina.
Aston Martin DB12
Luxo, elegância e desempenho definem o novo Aston Martin DB12. É movido por um motor V8 biturbo que entrega 680 cv, atinge velocidade máxima de 325 km/h e acelera de 0 a 100 km/h (0-60 mph) em 3,6 segundos. As mudanças mais notáveis encontram-se em sua cabine com novo design e alta qualidade sem perder funcionalidade.
O vencedor do Women’s Worldwide Car of the Year será anunciado no canal do WWCOTY no YouTube às 00:00 (hora da Nova Zelândia) do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.