Nova Chevrolet Montana parte dos R$ 116.890 e tem preços de Fiat Strada
Versões básicas com câmbio manual chegam para rivalizar com a Strada oferecendo, principalmente, mais espaço e conforto
A sensação do momento entre as picapes é a nova Chevrolet Montana. Por aqui, já falamos dos preços e dos equipamentos das versões com câmbio automático, LTZ e Premier, que custam R$ 134.490 e R$ 140.490, respectivamente, e disputam mercado com Fiat Toro e Renault Oroch.
Agora chegou a vez das versões mais básicas terem seus preços anunciados — essas que têm como principal concorrente a Fiat Strada, o carro mais vendido do Brasil em 2022. A Montana partirá dos R$ 116.890 na versão 1.2T, com motor 1.2 turbo de até 133 cv e 21,4 kgfm e câmbio manual de seis marchas.
Entre seus principais equipamentos estão a central multimídia MyLink com tela de 8’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, caçamba com abertura elétrica pela chave, seis airbags, sistema OnStar, protetor de caçamba, alerta de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade e tração, DLRs em LED, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em aclive, controlador de limite de velocidade e faróis automáticos com sensor crepuscular.
Chevrolet Montana LT 1.2T
Acima da Montana básica e com a mesma mecânica, mas custando R$ 121.990, está a versão LT. Ela terá os mesmos equipamentos da versão inferior, adicionando roda de alumínio de 16’’, capota marítima, rack de teto, câmera de ré, desembaçador do vidro traseiro, iluminação dupla na caçamba, retrovisores elétricos, e entrada USB para os bancos traseiros. Vale lembrar que as duas versões topo de linha, têm o mesmo motor, mas são equipadas com câmbio automático de seis marchas.
Em questão de mercado, como dito, as versões mais básicas da Montana são concorrentes diretas da Strada. Porém, seus preços são um pouquinho mais elevados. A campeã de vendas da Fiat tem duas versões manuais: Freedom (R$ 111.990) e Volcano (R$ 115.990). Desse modo, as versões manuais da Montana só são mais baratas que as versões automáticas da rival, que partem dos R$ 122.990.
A promessa de mais espaço e economia de combustível pode ser um diferencial a favor da Montana. De acordo com os dados do Inmetro, as versões manuais tem médias de 13,6/9,6 km/l na estrada e 12,0/8,3 km/l na cidade (gasolina/etanol). Já as versões automáticas têm médias um pouco piores, fazendo 13,3/9,3 km/l em regime rodoviário e 11,1/7,7 km/l no urbano.
Em relação ao espaço interno, ela ganha da Strada, mas é tão confortável quanto a Toro. O mesmo vale para sua caçamba de 874 l, que é maior do que os 750 l da picape compacta da Fiat e menor do que os 937 l da intermediária.
A proposta, segundo a GM, é que ela seja usada como um grande porta-malas, sendo voltada para o uso do dia-a-dia ao invés do trabalho pesado. Até por isso, a Montana fica atrás no quesito capacidade de carga.
A nova Montana chegará às concessionárias ainda no mês de fevereiro e já está disponível para reservas no site da Chevrolet.