Chevrolet Spin 2025 é mais equipada que Onix e Tracker, e tem painel macio
Minivan renovada será lançada no final de março muito mais equipada e com novas tecnologias de segurança para ameaçar o simplório Citroën C3 Aircross
Mesmo que tenha sido lançada no Brasil em 2012, a Chevrolet Spin será transformada em um dos carros mais tecnológicos da Chevrolet do Brasil ainda neste mês – por mais incoerente que isso possa parecer.
A Chevrolet Spin 2025 está pronta para ser lançada e já roda praticamente sem camuflagem desde o início de março. Reapareceu agora diante do repórter Guilherme Fontana, enquanto trafegava pela rodovia dos Bandeirantes, que São Paulo ao interior do estado.
A novidade é que, de acordo com fontes ligadas à Chevrolet, nesta terceira reestilização a Spin receberá sistemas que não existem nos carros mais vendidos da Chevrolet atualmente. Por exemplo, o Onix não tem faróis full-led, como a Spin 2025. As luzes diurnas ficam na parte de cima e os faróis na parte inferior, bem ao estilo da Montana. O para-choque dianteiro é completamente diferente.
A nova Spin ainda terá frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego alerta de colisão traseira e alerta de saída de faixa nas versões mais caras. Com exceção do sistema que identifica carros fora do campo de visão, todos os outros equipamentos não existem no Onix. Também será a primeira vez que a Spin terá seis airbags, o que já se tornou padrão na linha Chevrolet.
Ainda na parte dos equipamentos, a Chevrolet Spin fará a estreia de uma nova central multimídia MyLink integrada ao inédito (pelo menos entre os Chevrolet nacionais) quadro de instrumentos digital. As duas telas serão integradas na mesma moldura, uma estratégia que surgiu no Tracker RS na China, mas que o SUV ainda não tem no Brasil.
Uma função inédita no Brasil é a possibilidade de arrastar, com os dedos, informações da central multimídia para o quadro de instrumentos. A minivan ainda terá carregador sem fio para smartphones e partida por botão.
Os equipamentos ajudarão a dar um ar tecnológico ao carro lançado 12 anos atrás. Mas o que mudará o aspecto da cabine será o acabamento: o painel terá partes macias combinadas ao acabamento de plástico brilhante.
Mesmo não tratando-se de uma nova geração era esperado que essa reestilização da Chevrolet Spin fosse profunda. Está bem claro que a estratégia para combater o novo concorrente Citröen C3 Aircross a minivan usará o pacote de equipamentos e o aspecto da cabine.
A expectativa é que a nova Spin LTZ com sete lugares e câmbio automático custe algo ao redor dos R$ 136.000.
São telas e leds para disfarçar o motor quase obsoleto: a Spin 2025 mantém o motor 1.8 8V de até 111 cv e 17,7 kgfm que a acompanha desde 2012. Mas a GM garante mais mudanças na sua calibração, assim como na direção. Continuará combinado ao câmbio manual ou ao automático, ambos com seis marchas.