Nova classificação de segurança do CESVI põe Focus na liderança
Análise foi feita com os 58 modelos mais vendidos no país e leva em conta os equipamentos para evitar e reduzir os danos em caso de acidente
Uma pesquisa feita pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Brasil elaborou um novo ranking dos veículos com melhor Índice de Segurança à venda no país, com critérios atualizados em relação às definições feitas em 2008.
A análise foi feita com os 58 modelos mais emplacados em 2015, divididos em 293 versões diferentes. A amostragem representa 90% dos veículos novos vendidos no país. O melhor avaliado foi a configuração hatch do Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT, seguido pelo Jeep Renegade Limited Edition 1.8 Flex (veja a tabela mais abaixo).
A pontuação é quantitativa e qualitativa, e leva em conta cinco grupos básicos de equipamentos de segurança. No quesito Segurança Ativa são avaliados os sistemas de antitravamento das rodas (ABS), assistência à frenagem (BAS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).
Em Segurança Passiva, são 18 os itens avaliados, como barras de proteção lateral, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, airbags e encostos de cabeça para todos os ocupantes.
O grupo de Assistência à Condução inclui os alertas de mudança de faixa, controle de velocidade e alertas de veículos em ponto cego, entre outros.
Em Assistência à Segurança, são analisados os alertas de uso do cinto de segurança, desativação dos airbags e detectores de fadiga.
Por último, a categoria Proteção aos Pedestres avalia os componentes que visam amenizar os ferimentos aos pedestres em caso de atropelamento, como capô ativo, airbags para pedestres e barras de proteção para amenizar os choques em atropelamentos.
Confira abaixo os 20 veículos / versões mais bem avaliados. Note que na pontuação por estrelas vale o maior número, enquanto na nota ocorre o inverso: quanto menor o número, melhor a avaliação.
Posição | Veículo | Estrelas | Nota |
1 | Ford Focus hatch Titanium Plus 2.0 AT | 4 | 22 |
2 | Jeep Renegade Limited Edition 1.8 Flex AT | 4 | 23 |
3 | Ford Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 AT | 4 | 25 |
4 | Jeep Renegade 1.8 Flex MT | 4 | 25 |
5 | Jeep Renegade Longitude (não está especificada a motorização) | 4 | 25 |
6 | Jeep Renegade Sport (não está especificada a motorização) | 4 | 25 |
7 | Jeep Renegade Sport 75 anos (não está especificada a motorização) | 4 | 25 |
8 | Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT | 4 | 27 |
9 | Ford Focus hatch SE Plus 1.6 MT | 4 | 27 |
10 | Ford Focus hatch SE Plus 2.0 AT | 4 | 27 |
11 | Ford Ranger XLT 3.2 Diesel 4×4 AT | 4 | 28 |
12 | VW Golf GTI 2.0 TSI AT | 4 | 28 |
13 | Honda Civic Touring 1.5 AT | 4 | 29 |
14 | Ford Ranger Limited Edition 2.5 Flex MT | 4 | 29 |
15 | Ford Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 MT | 4 | 29 |
16 | Honda Civic EX 2.0 AT | 4 | 29 |
17 | Honda Civic EXL 2.0 AT | 4 | 29 |
18 | Honda Civic Sport 2.0 MT | 4 | 29 |
19 | Ford EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT | 4 | 29 |
20 | Ford EcoSport Titanium 2.0 AT | 4 | 29 |
No site do CESVI Brasil é possível fazer um comparativo de veículos a partir do Índice de Segurança atualizado. Clique aqui para acessar.