Nova Ferrari híbrida terá primeiro motor V6 depois da lendária Dino
Superesportivo batizado provisoriamente de "F171" poderá ser equipado com um V6 biturbo de até 700 cv
As expectativas para a segunda Ferrari híbrida depois da SF90 Stradale são grandes. Batizado provisoriamente de “F171”, o superesportivo terá a combinação de um motor elétrico e um V6 a gasolina, que o fará rivalizar com o McLaren Artura. O esportivo britânico terá a mesma configuração de motores e será lançado ainda este ano.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Com isso, o principal chamariz recai para o retorno de um motor V6 em uma Ferrari, que não produz um seis cilindros desde o lendário Dino, vendido entre as décadas de 1960 e 1970. O nome do modelo não foi revelado, mas a fabricante já garantiu que não será desta vez que o batismo Dino retornará.
Rumores apontam que a F171 terá um motor 3.0 biturbo unido a um motor elétrico. Juntos, eles poderão entregar algo em torno dos 700 cv – coincidência ou não, próximo dos 680 cv do grande rival da McLaren. Ainda não há dados oficiais, portanto, nos resta esperar que os boatos não façam jus à expressão brasileira “171”.
Diferente da SF90, a F171 não terá um motor elétrico na parte dianteira, proporcionando tração nas quatro rodas. Ao invés disso, o motor servirá para outras funções como, preenchimento de torque, aumento de potência em períodos específicos (como um overboost) e como um dispositivo anti-lag, para reduzir o tempo entre a resposta das turbinas. Espera-se que a bateria tenha autonomia para até 30 km em modo totalmente elétrico.
O novo conjunto híbrido não deverá ser exclusivo do novo superesportivo, podendo aparecer também no primeiro SUV da marca. O Purosangue, como foi batizado, está programado para 2022 e possivelmente terá uma plataforma que suporte motores V6, V8 e V12.
Tanto o Purosangue, quanto a F171, fazem parte da iniciativa de eletrificação da Ferrari. O lançamento de um modelo totalmente elétrico da marca está previsto para 2025. Já a F171, provavelmente, terá um lançamento oficial só no final do ano.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.