Depois do atraso nas entregas do Ford Bronco, começam a aumentar as especulações sobre o próximo membro da família. A nova versão topo de linha batizada de Raptor, assim como a F-150, tem imagens circulando na internet há algum tempo e algumas suposições sobre o SUV começam a se confirmar.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A primeira dúvida já foi sanada. Logo quando o veículo foi anunciado, havia grande dúvida sobre seu nome: seria Raptor ou Warthog. Confirmado pela Ford Authority, o nome será o mesmo utilizado na picape, que assim como a nova versão do Bronco é voltada para o off-road.
Essa aptidão para os caminhos selvagens fica mais evidente quando vemos as fotos dos protótipos. Mais alto, o Raptor parece superar, com folga, os quase 25 cm de altura em relação ao solo, das versões convencionais. Além disso, os para-lamas mais robustos ajudam a firmar uma identidade mais agressiva e aventureira.
É provável que os amortecedores sejam semelhantes — ou os mesmos– Fox Racing utilizados na F-150 Raptor. Semelhanças também aparecem na suspensão elevada, grande número de placas de derrapagem, esteira mais larga e componentes de chassi atualizados.
Os pneus BFGoodrich de 37 polegadas, reconhecidos pelas imagens, também vão equipar o Bronco, assim como já equipam a picape. Porém, é possível que eles sejam opcionais e um conjunto com 35 polegadas possa vir como padrão de fábrica.
Para carroceria, espera-se ainda que o veículo venha com a grade mais clássica, com o nome da montadora estampado, ao invés de “BRONCO”. O para-choque provavelmente terá uma folga maior.
Diferente dos convencionais, o Bronco Raptor ainda terá uma opção híbrida. Nessa versão, o motor V6 Ecoboost 3.0 (mesmo do Ford Explorer ST e do Lincoln Aviator), que produz 405 cv e 57 kgfm, se une a um motor elétrico para entregar 500 cv e 87 kgfm. O motor é diferente, mas a transmissão, provavelmente, será a mesma automática de 10 velocidades que equipa as outras versões.
As variantes mais básicas do Bronco, e que estão sendo vendidas atualmente, possuem duas opções de motor a combustão, ambas Ecoboost. A primeira tem 2.3 litros, quatro cilindros e 300 cv. A outra é um V-6 de 2.7 litros de 330 cv.
O que também gera curiosidade é a direção do SUV. As versões como a Wildtrak e Badlands (atual topo de linha) possuem especialidades específicas. A primeira é preferível para correr em terrenos arenosos, enquanto a outra se dá melhor nas rochas e em trilhas.
Possivelmente, nesse quesito, o Bronco Raptor irá “roubar” outra característica da F-150. Mais precisamente o seu modo Baja que ajusta a direção, controle de tração e suspensão para que o carro possa saltar tranquilamente por dunas de areia.
Inicialmente cotado para o próximo ano, é mais provável só vermos o Bronco Raptor sendo lançado como ano modelo 2023. A crise e a falta de matéria prima tem sido uma dor de cabeça não só para a Ford, e é o motivo do atraso do Raptor e dos outros modelos da montadora.
A nova versão hardcore do Bronco vem para disputar espaço, principalmente, com o Jeep Wrangler Rubicon, que nos EUA custa US$ 73.500 (quase R$ 380.000, na cotação atual). A primeira edição do Raptor tem preço sugerido de US$ 60.800 (R$ 314.269), logo é provável que ele tenha média de preços em torno dos US$ 60.000 (R$ 310.428).
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital,