Nova função do Android Auto permite que o WhatsApp resuma mensagens
Mexer no multimídia é algo que leva tempo e pode causar acidentes sérios por desviar a atenção do motorista
Buscar informações, ler mensagens, tudo isso pode ser feito nos atuais sistemas de multimídia. No entanto, é possível perder mais de meio minuto inserindo um caminho ou lendo mensagens enviadas para o seu smartphone.
A Samsung e o Google buscaram eliminar tais riscos em uma nova integração com o Android Auto. A nova tecnologia foi revelada na apresentação da linha S24, os smartphones premium da gigante sul-coreana. Com base na inteligência artificial, a invenção permite que o sistema leia mensagens do Whatsapp para você e até resuma o conteúdo.
O Google Assistant também permite a inserção de endereços no Maps de maneira mais fácil, dado que usa a voz. O porém é que ainda é necessário escolher a resposta na tela, algo que pode mudar. E deve, uma vez que pode levar um bom tempo para digitar um destino no aplicativo. Embora tenha sido apresentado em conjunto pelas empresas, o invento logo estará em outros fabricantes de smartphones.
Um estudo da NHTSA (sigla em inglês que significa Administração Nacional de Segurança Rodoviária, órgão que cuida da segurança viária dos Estados Unidos) afirma que as distrações são responsáveis por cerca de 80% dos acidentes no país.
Em teste da Quatro Rodas, ler uma mensagem de texto super curta pode tomar apenas dois segundos. Parece pouco, mas é o suficiente para percorrer 34 metros a 60 km/h e até 56 metros a 100 km/h, cerca de metade de um campo de futebol. Imagina só um “textão”. Tais números explicam as reações de algumas autoridades mundo afora. Na Espanha, por exemplo, é proibido mexer na tela multimídia em movimento.