Nova geração do Porsche Cayenne pode ter versão totalmente elétrica
Projeto do Cayenne passa a ser chefiado por criador do Taycan e confirma rumores de que deverá ter versões totalmente elétricas
A Porsche está comprometida a tornar até 80% de sua gama composta por modelos elétricos. O próximo da fila da eletrificação deverá ser o Cayenne, que assim como o próximo Macan, também terá suas versões totalmente elétricas.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
E o que reforçou esses rumores foi uma recente troca de posições de comando internas da marca. Isso porque Manfred Harrer, que chefiava o projeto do Cayenne, trocou a marca pela Apple, e em seu lugar, entra Stefan Weckbach que, vejam só, capitaneou o desenvolvimento do Taycan.
Fala-se na eletrificação do Cayenne desde 2019, mas até agora esse é o indício mais forte de que o SUV ganhará versões elétricas num futuro próximo. A própria Porsche já havia declarado que atualmente discute o futuro de cada carro da gama, sem dar maiores detalhes.
E antes do Cayenne, o novo Macan deve estrear já em 2022 com versões totalmente elétricas. O novo carro usará a plataforma PPE, desenvolvida em parceria com a Audi. As versões com motor a combustão continuarão sendo vendidas, o que também deve ocorrer com o Cayenne.
A Porsche também deverá fazer versões híbridas e elétricas dos 718 Cayman e Boxster, e até um Panamera totalmente elétrico também pode aparecer.
Se um Cayenne elétrico surgirá ainda é mistério. A atual geração ainda é recente e, embora tenha competentes versões híbridas, a plataforma atual ainda pode ter limitações para a introdução de um conjunto 100% elétrico.
Ainda assim, o modelo é vital para a marca. O Cayenne é um dos modelos mais vendidos, junto com o Macan, e uma versão elétrica certamente faria sucesso condizente com a popularidade. Além de aumentar a participação da marca no segmento, ajudaria a custear os investimentos bilionários no desenvolvimento desse tipo de veículo.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital
–