Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova geração do Sandero vai mal em teste de impacto na Europa

Terceira geração do compacto conseguiu apenas duas estrelas em teste feito pela Euro NCAP e órgão aponta 'falta de vontade' da montadora

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 13h55 - Publicado em 14 abr 2021, 19h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • sandero
    Sandero perdeu pontos na proteção a pedestres e em equipamentos de segurança (Euro NCAP/Divulgação)

    O Sandero ganhou uma nova geração na Europa, com direito a uma nova plataforma derivada do Renault Clio, mas continua enfrentando problemas na hora de ter sua segurança testada. O novo Sandero passou pelos ensaios da última bateria de testes do Euro NCAP, que também jogou contra a parede (e outros obstáculos) os novos Volkswagen ID.4 e Skoda Enyaq. O Sandero fechou a conta com apenas duas estrelas.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Segundo a entidade, o problema nem está tanto na proteção aos ocupantes dentro do carro, onde o modelo conseguiu 70% de proteção para adultos e 72% para crianças. Mas perdeu pontos para proteção a pedestres e em equipamentos de segurança ativa, categorias onde conseguiu apenas 41 e 42% respectivamente.

    sandero
    Sandero foi relativamente bem na proteção aos ocupantes (Euro NCAP/Divulgação)

    O Euro NCAP até declarou que, se fossem considerados apenas os resultados do teste de colisão, o Sandero teria potencial para chegar a quatro estrelas, ainda uma abaixo da nota máxima.

    Segundo o órgão, “um resultado de duas estrelas mostra pouca ambição da marca, mesmo para um produto de baixo custo”. Ainda de acordo com o NCAP, a tecnologia já evoluiu e os novos modelos vêm usando de mais artefatos para evitar acidentes.

    sandero
    Euro NCAP considerou ineficientes os esforços da Dacia para tornar modelo seguro (Euro NCAP/Divulgação)

    Para o secretário geral do Euro NCAP, Michiel van Ratinger, a decisão da Dacia, fabricante romena responsável por Sandero e Logan europeus, de não oferecer uma câmera para detectar pedestres ou veículos à frente é decepcionante. “A Dacia também sabe que seus carros logo terão que atender às novas Regras Gerais de Segurança”, completou o executivo.

    Na mesma bateria de testes, ID.4 e Enyaq conseguiram a nota máxima, que também gerou comentários positivos da entidade. “Skoda e VW, por outro lado, mostraram o que pode ser conseguido, e aplaudimos as marcas por oferecer a seus consumidores o maior nível de segurança possível”.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Continua após a publicidade
    CAPA 743
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.