Depois de renovar o Fit, a Honda aparenta estar próxima de mostrar a segunda geração do HR-V, irmão de plataforma do simpático monovolume. E a Honda parece estar bem adiantada no desenvolvimento do modelo, que teve uma unidade flagrada em testes no Japão, onde é vendido como Vezel.
Apesar da camuflagem, a nova geração do HR-V parece praticamente pronta. O modelo deverá manter o jeitão mais esportivo do modelo conhecido, mas ficará ligeiramente maior e ganhará um banho de tecnologia, principalmente na cabine. As imagens surgiram num fórum japonês.
Ainda assim, manterá características conhecidas, como as maçanetas das portas traseiras embutidas na coluna, aspecto também visível no protótipo flagrado. A dianteira deve ganhar uma grade ampla, e os faróis ficam mais afilados e ainda mais horizontais. Curiosamente, a frente lembra a do Hyundai Tucson, ainda que a semelhança possa ser culpa da camuflagem.
Como no Fit, o novo HR-V deverá adotar motores mais eficientes, com propulsores turbinados para toda a gama e versões híbridas. A Honda vem sendo reticente em fazer versões totalmente elétricas de seus carros, a despeito da tendência mundial dos últimos lançamentos, e é possível que o HR-V também ainda não tenha uma versão somente a bateria.
Por dentro, o HR-V deverá herdar as soluções de cabine do novo Fit, sendo também prático e espaçoso. Além disso, é esperado que a segunda geração do modelo receba sistemas de auxílio à condução, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática, não disponíveis no modelo atual.
Ainda não há previsão para o lançamento global do novo carro, mas a julgar pelo avançado estágio da unidade flagrada, devemos estar perto de ver o carro definitivo. Possivelmente ao longo de 2021. Para o Brasil, no entanto, ele ainda deve demorar a aparecer.
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