Nova Kia Carnival tem cara de elétrico e troca de V6 por híbrido de 229 cv
Nova geração foi flagrada sem disfarces e revela visual inspirado em elétricos da marca como EV6 e EV9
Além de investir no lançamento de novos modelos, como a sua família de elétricos EV, a Kia também está trazendo seus carros mais consagrados para uma nova era. Depois de vermos como serão as novas versões do Sorento e do Picanto, chegou a vez da Carnival ser vista com um novo visual.
Assim como os outros modelos, a minivan recebeu uma profunda atualização estética. As mudanças, flagradas antes do anúncio oficial, se concentram na dianteira e traseira e, no geral, deixaram a Carnival mais de acordo com a nova linguagem estética da marca, como podemos ver no EV9 e no conceito EV5.
Isso significa que agora as DLRs dianteiras estão mais afiladas, assim como as luzes traseiras — ambos em forma de ‘L’ invertido muito parecida. Já a grade dianteira tem tamanho semelhante ao atual e segue com o “nariz de tigre” que é marca registrada dos Kia. O que muda é o padrão de desenhos internos, com pontos cromados menores que os atuais.
As rodas são o último elemento estético da parte externa em que vemos mudanças. Elas ganharam um visual interessante, que contrasta a parte central em preta com as bordas cromadas, formando um X.
E se o design é parecido com o dos mais recentes modelos elétricos da Kia, o trem de força está quase no mesmo caminho: a nova Carnival ainda não teve uma versão elétrica revelada, mas já é certeza que uma versão híbrida chegará junto com a atualização visual.
De acordo com as informações que vêm do Oriente, a quinta geração da Carnival será lançada com um conjunto mecânico que une um motor a gasolina 1.6 turbo de 179 cv e 27,0 kgfm de torque a outro elétrico, que gera 59 cv e 26,9 kgfm e está montado na transmissão automática de seis marchas. No total, o sistema gera 229 cv e 35,7 kgfm. Esse é o mesmo sistema que encontramos nos próprios Sorento e Picanto, assim como no Hyundai Santa Fe.
Com esses números, a Carnival híbrida de quinta geração é menos potente do que a versão que era vendida até agosto no Brasil, que tinha motor 3.5 V6 de 272 cv e 33,9 kgfm, além de transmissão automática de seis marchas. A minivan era o único carro para oito passageiros do mercado nacional e teve suas vendas interrompidas repentinamente. A marca afirmou que foi uma retirada temporária devido à “alta demanda pelo carro no mercado internacional”.
Por fim, as últimas novidades que sabemos sobre a Carnival estão no interior. A minivan já estará equipada com o novo sistema de multimídia da Kia, que será compatível com atualizações over the air (OTA) e espelhamento de smartphones.
“Nosso lançamento do Connected Car Navigation Cockpit (ccNc) de sexta geração começará com o EV9 ainda este ano, seguido pelo Sorento e Carnival. Este sistema de próxima geração terá o hardware para facilitar atualizações OTA e espelhamento de smartphone sem fio para modelos com navegação por satélite integrada”, disse o chefe de planejamento de produto da Kia Austrália, Roland Rivero, à CarExpert em junho.