Apresentada a conta-gotas por imagens misteriosas, enfim a nova Volkswagen Amarok foi revelada por completo. A segunda geração da picape ficou maior e ganhou personalidade e tecnologia, mas passou reto pela eletrificação e chega sem versões híbridas.
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Caso, logo de cara, você tenha gostado do modelo, vamos relembrar uma má notícia: a nova Amarok não virá ao Brasil, ao menos por enquanto. Ela será produzida na África do Sul e vendida em países como Austrália, Nova Zelândia, além de Europa e Oriente Médio. Por aqui, teremos que nos contentar com uma reestilização da primeira geração da picape, prevista para breve.
Voltando à picape, pode parecer ironia dizer que ela ganhou personalidade, já que sua segunda geração é compartilhada com a Ford Ranger, um dos frutos da aliança estabelecida em 2019 entre Ford e Volkswagen. Porém, mesmo Ranger e Amarok sendo basicamente o mesmo carro, ambas as picapes passam longe de apenas trocarem seus logotipos.
A nova Amarok mantém as linhas de um Volkswagen, com traços retos e horizontais na dianteira. O para-choque ganha volumes nas extremidades que parecem uma invasão das laterais – estas, mais volumosas, com “músculos” mais marcados. De lado, as únicas repetições entre os modelos da Ford e da Volks são as janelas e os retrovisores. As rodas são de até 21 polegadas.
Na traseira, ela tem um ar de carro-conceito pela solução das lanternas, que buscam fugir das peças convencionais. Aqui, elas formam uma letra “C”, rodeando uma parte vazia que segue a cor da carroceria.
Assim como a carroceria, o painel tem traços retilíneos, com saídas de ar quadradas e uma grande central multimídia com até 12 polegadas vertical, à la RAM e Tesla. Em versões mais baratas, a tela é de 10 polegadas. Outra novidade é o quadro de instrumentos digital, que aparece pela primeira vez na Amarok.
Dimensões e motores
A segunda geração da picape da Volkswagen está maior. São 9,6 centímetros a mais no comprimento, além de 17,3 cm extras no entre-eixos — o que a marca diz ser significativo no espaço interno. Assim, ela chega aos 5,35 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. As medidas das versões de cabine simples não foram reveladas.
Ela também viu sua capacidade de imersão aumentar de 50 para 80 cm, enquanto os ângulos de entrada e saída são de 29 e 21º, respectivamente. A capacidade de carga varia entre 1.000 kg e 1.160 kg, e a de reboque chega a 3.500 kg. O rack no teto também suporta um bom peso: 350 kg.
Assim como a “irmã” Ranger, a Amarok também não estreia com opções híbridas na mecânica – o que, certamente, acontecerá nos próximos anos. Por enquanto, ela oferece quatro motores a diesel e um a gasolina:
- 2.0 turbodiesel de 150 cv (exclusivo para o mercado africano)
- 2.0 turbodiesel de 170 cv
- 2.0 biturbo a diesel de 204 ou 209 cv (potência varia entre mercados)
- V6 3.0 turbodiesel de 241 ou 250 cv (potência varia entre mercados). O atual tem 257 cv.
- 2.3 turbo a gasolina de 302 cv (de origem Ford)
Nas versões com motores acima de 209 cv, o câmbio será automático de 10 marchas (que substitui o antigo de 8 marchas) como padrão. Na motorização de 204 cv, a transmissão é opcional, sendo uma manual de 6 marchas como padrão. Por fim, as demais versões têm câmbio manual de 5 ou 6 marchas, além da opção automática de 6 velocidades.
A tração também variará de acordo com o mercado. O sistema 4Motion, integral, poderá ser permanente ou sob demanda, de acordo com o mercado.
Tecnologia
Um dos maiores avanços da Amarok, no entanto, está no nível de tecnologia oferecida – a primeira geração, vendida no Brasil, clama por uma evolução neste quesito. Variando entre as versões, a picape agora pode ter faróis de LEDs matriciais com sistema I.Q. Light (iluminação dinâmica), piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa com centralizador de faixa.
A lista segue com sistema de estacionamento semi-autônomo, câmera 360°, monitoramento de pontos cegos, sistema de som Harman Kardon e central com Android Auto e Apple CarPlay.