Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novas tecnologias: como funcionam os retrovisores digitais do Audi e-tron

O sistema de câmeras do Audi e-tron que substitui os espelhos retrovisores traz benefícios não só para a visão dos motoristas

Por Joaquim Oliveira
13 ago 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Divulgação/Audi)
    Novas tecnologias: como funcionam os retrovisores digitais do Audi e-tron
    Retrovisor externo por câmera é um opcional de R$ 13.000 (Divulgação/Audi)

    Vários protótipos futuristas prometeram nos últimos anos, mas o Audi e-tron foi o primeiro automóvel de produção em série a ter retrovisores com projeção de imagens captadas por uma câmera, no lugar do convencional espelho.

    Cada retrovisor integra uma pequena câmera com imagens capturadas que aparecem em telas OLED, instaladas nas extremidades do painel, nas fronteiras com as laterais das portas.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Exibir as imagens com nitidez não é a única vantagem da tecnologia, porém. Os retrovisores podem aumentar a segurança a bordo, com diversos recursos que os adaptam às diferentes situações do trânsito ou da estrada.

    Continua após a publicidade

    E, além disso, ajudam a economizar energia. Os retrovisores do e-tron são bem menores que os tradicionais, reduzindo a largura externa do SUV em cerca de 15 centímetros, na comparação com os espelhos convencionais, como os de um Audi Q5, por exemplo.

    Segundo Johann Wagner, engenheiro da Audi, isso representa um ganho de autonomia que chega a 5 km no e-tron.

    Ponto cego

    Mas nem tudo são flores. Quem está acostumado a olhar para os retrovisores convencionais sofre até se adaptar.

    Continua após a publicidade

    Não só porque olha e vê as câmeras suspensas do lado de fora, mas também pelo fato de que a projeção da imagem dentro do carro fica muito próxima ao motorista, especialmente a do lado do volante.

    Nos estacionamentos, as câmeras não podem ser recolhidas e, apesar do ajuste da luminosidade, em algumas garagens mal iluminadas a imagem projetada fica escura.

    Outro problema é que as imagens projetadas nas telas não dão noção de profundidade, algo muito importante na condução.

    O sistema tem recursos que ampliam as possibilidades de visualização muito alémdos limites dos espelhos tradicionais

    Continua após a publicidade
    Novas tecnologias: como funcionam os retrovisores digitais do Audi e-tron
    Audi E-Tron: a versão básica traz retrovisores convencionais como itens de série. O sistema de câmeras é oferecido como item opcional (Divulgação/Audi)

    Virtual exterior mirrors

    Térmico

    Nos dias de chuva, uma resistência elétrica impede que as lentes fiquem embaçadas.

    Continua após a publicidade

    Amplitude

    A imagem é mais ampla do que a de um espelho normal e muito nítida, mostrando mais do que existe na traseira.

    Audi e-tron Sportback 55 quattro

    Sensibilidade

    Continua após a publicidade

    Ponto de vista, campo de visão e tamanho das imagens podem ser modificados tocando-
    -se diretamente na tela, com os dedos em pinça.

    Oled

    Assim como nas TVs, as telas usam OLEDs, ou seja, diodos orgânicos que emitem luz em resposta a uma corrente elétrica.

    Resolução

    As telas são de 7”, sendo a resolução da imagem de 1.200 x 800 pixels, e permitem ajuste de luminosidade.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 735

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.