Novas tecnologias: quem disse que carro elétrico não precisa de marchas?
Câmbio com duas marchas desenvolvido pela alemã ZF promete melhorar o rendimento dos motores elétricos na cidade e na estrada
![VW Golf Sportsvan elétrico ZF](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/02/untitled-1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A alemã ZF criou um câmbio de duas marchas para carros elétricos.
Segundo a empresa, embora os motores elétricos funcionem bem com apenas uma marcha, a segunda relação pode beneficiar não só o desempenho como também o rendimento dos carros.
De acordo com a empresa, durante o desenvolvimento da transmissão com apenas uma marcha, as fábricas precisam eleger a relação que melhor atenda as necessidades de uso do motor.
![câmbio ZF duas marchas](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/zf_gtd19_02-4_2-speed-evd_system.gif?&w=1024&crop=1)
E, normalmente, essa relação privilegia o torque, o que favorece o uso do carro em condição de tráfego urbano. Ao fazer isso, porém, as fábricas abrem mão das velocidades mais elevadas, alcançadas nas estradas.
“Com o câmbio de duas marchas é possível satisfazer ambas as situações e ainda conseguir melhorar o consumo de energia por permitir que o motor trabalhe em rotações menores”, afirma o diretor da ZF, Bert Hellwig.
![cãmbio duas marchas ZF cãmbio duas marchas ZF](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/2019-07-16_pi_zf_2speed-ed_05.gif?&w=1024&crop=1)
Segundo o executivo, a caixa de duas marchas pode aumentar a autonomia de um veículo acima de 5%, na comparação com uma transmissão de uma marcha apenas.
Além das engrenagens, a caixa da ZF é automática e consiste de um atuador elétrico controlado por uma central eletrônica. O sistema modular pode ser acoplado a motores de diferentes tamanhos e potências.
![Chevrolet Bolt EV 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/11/bolt-ev-bolt-ev_2020-0-e1576088921899.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A troca-padrão da primeira para a segunda marcha ocorre a 70 km/h. Mas pode variar.
O momento das trocas pode mudar em razão do modo de condução (econômico/esportivo) ou em função do piloto automático preditivo, que reconhece a topografia das vias.
A transmissão apresentada era dimensionada para motores elétricos de 140 kW (190 cv).
![Porsche Taycan Turbo S](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/s19_5093_fine.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ao contrário dos motores a combustão, que necessitam de muitas marchas porque só conseguem entregar o melhor rendimento em uma determinada faixa de giro, os elétricos funcionam bem com apenas uma marcha porque estão sempre em rotações elevadas, geram o tempo todo torque abundante e são eficientes em uma ampla faixa de rotação.
![formula e](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/9-gen2-formula-e-cityscape-2-e1526076222937.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O sistema da ZF é o primeiro disponível para aplicação em escala industrial. Mas não é o primeiro da história. O Porsche Taycan apresentado em 2019 tem câmbio de duas marchas. O protótipo Tesla Roadster também tinha duas marchas.
E, na Fórmula E, algumas equipes possuem carros com três marchas (embora muitos carros tenham apenas uma marcha).