O ano era 1911. Estreava o que se tornaria um dos maiores eventos automobilísticos mundiais: as 500 Milhas de Indianápolis, ou só Indy 500. No próximo dia 29 de maio, a competição chega à 100ª edição, sempre na mesma pista, a Indianapolis Motor Speedway (EUA). Ela é composta por uma corrida de 200 voltas em sentido anti-horário com 2,5 milhas cada, somando 500 milhas em um circuito oval.
O grid é formado por 33 monopostos alinhados em 11 fileiras, numa prova realizada sempre no final do mês, próximo ao Memorial Day, destinado às homenagens aos soldados americanos mortos em combate. O Brasil soma seis vitórias: duas de Emerson Fittipaldi, uma de Tony Kanaan e três de Helio Castroneves.
Em cem edições…
De 1911 a 2016, foram 50.000 milhas (ou 80.000 km) percorridas durante 20.000 voltas completas. As quatro curvas têm a inclinação de 9º12’ cada.
Na frente, mas olhando para trás
O americano Ray Harroun foi o primeiro vencedor da competição, em 1911. Seu trunfo foi a instalação (pela primeira vez no automobilismo) de um retrovisor para monitorar quem vinha atrás.
Pausa forçada
As duas Guerras Mundiais impediram a realização da corrida nos anos 1917, 1918, 1942 ,1943, 1944 e 1945.
Volta fatal
Um grave acidente marcou a primeira volta da edição de 1958. Entre os 15 envolvidos, o carro de Pat O’Connor capotou e pegou fogo. No total, essa pista já registrou 73 mortes.
Construindo história
Feita com 3,2 milhões de tijolos, a pista foi reformada e coberta com asfalto em 1961. Mas preservou uma faixa de tijolos na largada, beijada pelo vencedor ao final da corrida.
Leite da vitória
Em 1936, quando venceu pela terceira vez, o francês Louis Meyer comemorou com uma garrafa de leite. Desde então, o ato é uma das tradições da prova.
Cara de um…
Confeccionado de prata e batizado de Borg Warner, o troféu recebe o rosto e as médias de tempo do vencedor de cada edição. A tradicional entrega é feita no chamado “círculo da vitória”.
Ladies and gentlemen
Em 100 edições, dez mulheres já participaram da Indy 500, a começar por Janet Guthrie (1977). Em 2009, com três inscritas, o grito de largada mudou para “Senhoras e senhores”. Bia Figueiredo é a única brasilera, com quatro participações entre 2010 e 2013.
É do Brasil!
Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a vencer a prova, em 1989. Mas é de Helio Castroneves o título de único novato bicampeão da prova (em 2001 e 2002). Ele venceria ainda mais uma vez, em 2009 – acima dele, apenas três pilotos acumulam quatro vitórias em Indianapolis. Entre as nacionalidades não-americanas, o Brasil, com seis triunfos, fica atrás apenas do Reino Unido, com oito.