A ZF pode estar revolucionando os volantes automotivos como conhecemos com uma simples mudança. Tudo porque os airbags frontais de hoje estão na parte central do volante, o que acaba inutilizando aquele espaço. Por isso os botões e outros comandos costumam ficar nas laterais ou atrás do volante.
Mas a empresa desenvolveu um novo método de acionamento para o airbag do motorista, que permite que a bolsa seja instalada na parte de trás do volante. Em caso de deflagração, a bolsa sairá por baixo do aro superior do volante.
Se por um lado essa mudança não traz nenhum benefício na eficiência do airbag, ela abre permite que os designers possam fazer mais coisas com o volante, pois toda a parte central poderia ser utilizada. Isso poderá resultar na inclusão de mais uma tela no local, por exemplo.
Como sugestão, a própria ZF diz que será possível utilizar novos sensores, que detectam se o motorista está de fato segurando no volante com firmeza ou apenas repousando a mão para enganar os sistemas ADAS. Vale lembrar que a atenção do motorista ainda é requisitada em boa parte do tempo nos sistemas de condução autônoma nível 2 e 3, os mais comuns atualmente, não sendo permitido que ele largue a direção para realizar outras tarefas.
Outra ideia que a ZF deu é a de uma espécie de ‘touchpad’, semelhante ao que você tem em seu notebook. Na sugestão, eles citam um seletor giratório com uma tecla sensível a pressão, que serviria para navegar entre as diferentes telas da central multimídia. Uma solução inteligente, já que operar a tela central é perigoso pois tira a atenção da estrada.
Porém, sabemos que o que está na moda agora são telas e a mudança na posição do airbag permite que uma seja instalada no centro do volante. A possibilidades são muitas para esse novo display, podendo, por exemplo, servir como uma extensão do quadro de instrumentos, deixando-o programado para alguma informação específica.
Também seria possível integrar essa tela com os sistemas de segurança do veículo. Ela poderia reproduzir a imagem de alguma câmera, ou servir como alerta de pontos cegos. As ideias deram origem a uma série de protótipos exibidos pela ZF Group em seu primeiro Technology Day.
Atualmente, 20% do mercado global de automóveis utilizam tecnologias da ZF, entre elas, o airbag frontal para o motorista. Então, caso esteja curioso para saber como essa mudança vai alterar os volantes daqui para frente, pode ter certeza que não demorará muito até que elas cheguem até você.