A segunda geração do Audi Q5 já está à venda no Brasil. Serão oferecidas três versões de acabamento: Attraction (R$ 244.990), Ambiente (R$ 274.990) e Ambition (R$ 292.990).
Todas são equipadas com o motor 2.0 TFSI a gasolina de 252 cv e torque máximo de 37,7 mkgf. Dados fornecidos pela Audi indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 237 km/h.
A transmissão é a S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, permitindo trocas sequenciais por toques na alavanca do câmbio ou por paddle shifts atrás do volante. A tração é integral.
O Q5 foi totalmente redesenhado e agora se inspira no Q7. O desenho dos faróis ficou mais moderno e a grade hexagonal está mais larga.
De lado, um vinco nasce na altura dos faróis e percorre toda a lateral do veículo até a parte de trás do SUV. As lanternas, por sua vez, lembram bastante seu antecessor.
O interior do SUV incorpora inovações presentes nas últimas novidades da Audi – como o novo A5 Sportback.
Dependendo da versão, a lista de itens de série inclui o painel digital Virtual Cockpit e o piloto automático adaptativo (ACC) com assistente de engarrafamento – que assume a direção em situações de trânsito pesado e controla o veículo a uma velocidade de até 65 km/h.
Frente ao antigo Q5, o carro está 3 cm maior (4,66 metros contra 4,63 metros), 1 cm mais largo (1,89 metro ante 1,88 metro) e 1 cm mais alto ( 1,66 metro contra 1,65 metro). A distância entre-eixos é de 2,82 metros, ou 2 cm a mais que a primeira geração.
O Q5 enfrentará a dura concorrência do BMW X3 (que chega ao Brasil em abril de 2018) e do Mercedes-Benz GLC.
Outra novidade esperada para o próximo mês é a segunda geração do Volvo XC60. O SUV sueco não só está confirmado para o Brasil como já tem até preço: a versão de entrada Momentum parte de R$ 235.950.