Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Audi RS 3 chegará em breve com novo sistema de distribuição de torque

Previstos para serem apresentados em julho, os esportivos manterão o motor 2.5 turbo de 5 cilindros

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 jun 2021, 12h15
Audi RS 3 2022
Protótipos dos novos RS 3 hatch e sedã foram revelados com leve camuflagem (Divulgação/Audi)

Conforme a chegada dos novos Audi RS 3 se aproxima, a marca vai revelando alguns (e importantes) detalhes sobre os modelos – no plural, já que o esportivo de entrada continuará sendo oferecido nas carrocerias hatch e sedã.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

O detalhe mais recente divulgado fala sobre o novo sistema de vetorização de torque ativa que fará sua estreia nos modelos, que chegam ao mundo em julho. Batizada de RS Torque Splitter, a tecnologia atua para aprimorar a estabilidade e a agilidade durante as curvas em altas velocidades ao lado da tração integral quattro.

Continua após a publicidade
Audi RS 3 2022
RS 3 sedã durante testes do RS Torque Splitter (Divulgação/Audi)

Ele funcionará da seguinte maneira: diferentemente de um diferencial no eixo traseiro, o novo divisor usa uma embreagem de disco múltiplo controlada eletronicamente – como no Ford Bronco Sport. Durante uma condução mais esportiva, o sistema aumenta o torque da roda traseira externa nas curvas para reduzir as chances de que o carro saia de traseira. Em linha reta, as duas rodas traseiras receberão a mesma força.

Em circuitos controlados o vetorizador pode ficar mais permissivo e aplicar toda a força do motor exclusivamente nas rodas traseiras.

Continua após a publicidade
Audi RS 3 2022
Audi RS 3 sedã chega à sua segunda geração (Divulgação/Audi)

Entre os fatores que influenciam na atuação do sistema estão a aceleração longitudinal e lateral, o ângulo da direção, a pressão exercida no pedal do acelerador e da marcha selecionada no momento.

O funcionamento também depende do modo selecionado pelo condutor no Audi Drive Select. Nos modos Comfort e Efficiency, a potência é distribuída para as quatro rodas, com prioridade para as dianteiras; no modo Auto, a distribuição é balanceada e busca identificar a melhor forma para o momento; no Dynamic, o sistema busca transmitir o máximo de torque para o eixo traseiro.

Audi RS 3 2022
Dianteira dos modelos será idêntica (Divulgação/Audi)

Para a modalidade RS Torque Rear, a brincadeira vai ficando mais séria, já que o modelo passa a permitir maior “abuso”. Com o torque 100% enviado ao eixo traseiro, saídas laterais propositais podem ser realizadas com maior facilidade. Já o RS Performance, projetado para uso exclusivo em pistas, busca entregar o máximo de desempenho com grande atuação do RS Torque Splitter para que não haja saídas em curvas.

Continua após a publicidade

Modelos (quase) revelados

A Audi já divulgou as primeiras imagens dos novos RS 3 hatch (ou Sportback) e sedã em imagens com todos os demais modelos da linha RS, além do R8. Nas fotos, os carros aparecem levemente camuflados, deixando grande parte de suas linhas aparentes.

Audi RS
Primeira imagem revelada mostra os novos modelos ao lado dos “irmãos” veteranos (Divulgação/Audi)

Na camuflagem, os números 1-2-4-5-3 representam a ordem de ignição do motor de 5 cilindros. Ou seja, eles permanecerão equipados com o propulsor 2.5 turbo de 5 cilindros.

Continua após a publicidade

De acordo com o site Carscoops, a versão europeia dos RS 3 terá 400 cv e 51 kgfm de torque, um aumento de 2 kgfm – praticamente os mesmos números do TT RS. Para os americanos, serão 406 cv – a diferença, segundo a publicação, teria sido um pedido da divisão estadunidense à matriz alemã.

Apesar da maior potência para os EUA, o desempenho deverá ser o mesmo, já que serão apenas 6 cv a mais. A Audi aponta que o novo RS 3 será 0,3 segundo mais rápido em relação ao anterior na aceleração de 0 a 100 km/h, fazendo a prova em 3,8 segundos. Isso também representará uma aceleração 0,1 segundo a mais do que seu principal concorrente, o Mercedes-AMG A45 S.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa de QUATRO RODAS 746

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.