Novo Audi RS 3 chegará em breve com novo sistema de distribuição de torque
Previstos para serem apresentados em julho, os esportivos manterão o motor 2.5 turbo de 5 cilindros
Conforme a chegada dos novos Audi RS 3 se aproxima, a marca vai revelando alguns (e importantes) detalhes sobre os modelos – no plural, já que o esportivo de entrada continuará sendo oferecido nas carrocerias hatch e sedã.
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O detalhe mais recente divulgado fala sobre o novo sistema de vetorização de torque ativa que fará sua estreia nos modelos, que chegam ao mundo em julho. Batizada de RS Torque Splitter, a tecnologia atua para aprimorar a estabilidade e a agilidade durante as curvas em altas velocidades ao lado da tração integral quattro.
Ele funcionará da seguinte maneira: diferentemente de um diferencial no eixo traseiro, o novo divisor usa uma embreagem de disco múltiplo controlada eletronicamente – como no Ford Bronco Sport. Durante uma condução mais esportiva, o sistema aumenta o torque da roda traseira externa nas curvas para reduzir as chances de que o carro saia de traseira. Em linha reta, as duas rodas traseiras receberão a mesma força.
Em circuitos controlados o vetorizador pode ficar mais permissivo e aplicar toda a força do motor exclusivamente nas rodas traseiras.
Entre os fatores que influenciam na atuação do sistema estão a aceleração longitudinal e lateral, o ângulo da direção, a pressão exercida no pedal do acelerador e da marcha selecionada no momento.
O funcionamento também depende do modo selecionado pelo condutor no Audi Drive Select. Nos modos Comfort e Efficiency, a potência é distribuída para as quatro rodas, com prioridade para as dianteiras; no modo Auto, a distribuição é balanceada e busca identificar a melhor forma para o momento; no Dynamic, o sistema busca transmitir o máximo de torque para o eixo traseiro.
Para a modalidade RS Torque Rear, a brincadeira vai ficando mais séria, já que o modelo passa a permitir maior “abuso”. Com o torque 100% enviado ao eixo traseiro, saídas laterais propositais podem ser realizadas com maior facilidade. Já o RS Performance, projetado para uso exclusivo em pistas, busca entregar o máximo de desempenho com grande atuação do RS Torque Splitter para que não haja saídas em curvas.
Modelos (quase) revelados
A Audi já divulgou as primeiras imagens dos novos RS 3 hatch (ou Sportback) e sedã em imagens com todos os demais modelos da linha RS, além do R8. Nas fotos, os carros aparecem levemente camuflados, deixando grande parte de suas linhas aparentes.
Na camuflagem, os números 1-2-4-5-3 representam a ordem de ignição do motor de 5 cilindros. Ou seja, eles permanecerão equipados com o propulsor 2.5 turbo de 5 cilindros.
De acordo com o site Carscoops, a versão europeia dos RS 3 terá 400 cv e 51 kgfm de torque, um aumento de 2 kgfm – praticamente os mesmos números do TT RS. Para os americanos, serão 406 cv – a diferença, segundo a publicação, teria sido um pedido da divisão estadunidense à matriz alemã.
Apesar da maior potência para os EUA, o desempenho deverá ser o mesmo, já que serão apenas 6 cv a mais. A Audi aponta que o novo RS 3 será 0,3 segundo mais rápido em relação ao anterior na aceleração de 0 a 100 km/h, fazendo a prova em 3,8 segundos. Isso também representará uma aceleração 0,1 segundo a mais do que seu principal concorrente, o Mercedes-AMG A45 S.
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