Novo BMW M3 CS é sedã esportivo de 550 cv ainda mais insano que o M4 CSL
Com estratégias do M4 CSL para ter comportamento mais preciso e menos peso, o sedã de 550 cv consegue chegar aos 100 km/h em 3,4 s
Se o BMW M4 CSL é exatamente o que você espera de um carro esportivo mas a carroceria cupê de duas portas limita seu uso, a solução está aqui. O novo BMW M3 CS segue exatamente a mesma receita, tem a mesma mecânica, mas o peso extra que custou a letra “L” no nome (que significa Coupe Sport Lightweight, ou cupê esportivo leve) explica tudo.
Na verdade, o que o M3 CS oferece é um equilíbrio em vários aspectos. Continua com os 550 cv e 66,3 kgfm do motor seis cilindros 3.0 biturbo, ou seja, 40 cv a mais que o M3 Competition, e com câmbio automático de oito marchas.
Um detalhe importante: a tração é integral com diferencial traseiro ativo, que usa embreagens para permitir uma variação total na distribuição de força. Também e é possível desligar a tração dianteira, como nos M3 e M4 Competition, e até mesmo os controles de estabilidade. O M4 CSL sempre tem tração traseira.
Além disso, o sedã esportivo tem um banco traseiro e pode até levar três passageiros nele. Isso sem abrir mão dos bancos dianteiros do tipo concha e feitos de fibra de carbono, assim como o console central, as borboletas para trocas sequenciais no volante e tantas outras peças pensadas para poupar o peso total.
Ainda que o M4 CSL tenha sido apresentado há cerca de seis meses, o M3 CS já traz uma singela evolução frente a ele: as telas do quadro de instrumentos digital e da central multimídia juntas em uma mesma moldura suspensa no painel, como já se vê nos Série 3 mais recentes.
Outro detalhe interessante está nos faróis a laser com uma iluminação amarela quando o carro é destrancado e quando as luzes baixa e alta estão ligadas, remetendo aos carros de competição.
O chassi tem acerto mais próximo do M4 CSL do que do M3 Competition. Além da barra de amarração nas torres dos amortecedores, mudam a cambagem das rodas, amortecedores, molas e barras estabilizadoras servem para otimizar a precisão da direção e a rolagem da carroceria. Os amortecedores tem ajuste eletrônico e é adaptativa, com ajustes próprios para o modelo.
O freio padrão recebe pastilhas M Compound com pinças de freio pintadas em vermelho ou preto. Como opcional, há freios carbono-cerâmicos com pinças em dourado fosco ou vermelho. As rodas (aro 19 na frente e 20 atrás) exclusivas também podem receber pintura em tom dourado puxado para o bronze. Pneus de alto desempenho para pistas podem ser pedidos sem acréscimo.
Mas o peso ainda é uma questão importante para o BMW M3 CS. Mesmo com capô, teto, tomadas de ar dianteiras, capas dos retrovisores, spoilers e escape de titânio (que, sozinho, poupa 4 kg) ele ainda pesa 1.776 kg, uma redução de 34 kg frente ao M3 Competition. O M4 CSL reduz seu peso em 109 kg e tem 1.651 kg.
Com a tração integral a seu favor, o BMW M3 CS consegue ser mais rápido, porém. Promete aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, ou 0,3 s mais cedo que o M4 CSL e 0,5 mais cedo que o M3 Competition. Para chegar aos 200 km/h leva 11,1 s.
Por mais pesado que seja, é rápido. E será bastante raro: a BMW já se antecipou dizendo que a produção do M3 CS na fábrica de Munique será limitada, mas sem adiantar o número de unidades que serão produzidas. Vale lembrar que o M4 CSL teve a produção limitada a 1000 unidades para o mundo inteiro.