Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo BMW M4 CSL marca os 50 anos da Motorsport com recorde em Nurburgring

Conheça o mais rápido BMW recordista em Nurburgring e que estreia hoje no Concorso Villa d´Este para marcar os 50 anos da divisão Motorsport

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 20 Maio 2022, 14h19 - Publicado em 20 Maio 2022, 11h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A BMW pegou o M4 Competition Coupé, injetou umas vitaminas extras no motor seis cilindros em linha 3.0, tomou algumas medidas mais austeras para se livrar de 100 kg e conseguiu seu desejado recorde em uma volta aos 20,6 km da pista de Nurburgring (na configuração sem a reta na secção T13, que é a usada normalmente para efeitos de comparação de tempos): 7m15,677s.

    Quer dizer que este BMW M4 CSL (Competição, Sport, Leve) que está aqui é o novo dono do melhor tempo já feito por um BMW de produção em série até hoje. Um grande marco para comemorar os 50 anos da divisão Motorsport e um tributo ao vencedor do Campeonato Europeu de Turismos de 1973.

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    Há outros registros impressionantes nessa luta contra o tempo: 3,7 segundos de 0 a 100 km/h (0,2 s mais rápido que o M4 Competition), a chegada aos 200 km/h em apenas 10,7 segundos e os 307 km/h de velocidade máxima – que seria ainda mais alta se a eletrônica não entrasse em cena para podar o motor do M4 CSL.

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    Quando a BMW anuncia um novo CSL, os fãs da marca começam a sonhar acordados, porque os feitos do passado o justificam na plenitude. Muitos recordam o “Batmobile”, o BMW 3.0 CSL de 1973 ou o radical M3 CSL (Série E46) de 2003 com 360 cv, que permitiu que os pilotos oficiais estivessem numa classe à parte frente a concorrência.,

    Dieta rígida

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    “Aqui tivemos que ser muito criativos para conseguirmos eliminar 100 kg para a versão CSL”, garante Sebastian Maier, o gerente do projeto, até porque o carro que serviu de ponto de partida – o M4 Competition – não é propriamente um peso-pesado. Mas, no final, o objetivo da dieta foi alcançado com os 1.625 kg que pesa oficialmente este CSL.

    Continua após a publicidade
    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    A receita milagrosa está aqui, tome nota: os bancos traseiros foram removidos e substituídos por compartimentos para guardar capacetes e lá foram 21 kg; bancos totalmente feitos em carbono, menos 25 kg; tapetes e redes dispensados, além de menos quantidade de material de insonorização do habitáculo (com a vantagem de deixar ouvir melhor o delicioso ronco do motor), 15 quilos poupados.

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    E depois outras medidas como o capô e tampa do porta-malas em fibra de carbono (no M4 o teto já era deste material ultra leve e rígido), freios com discos carbonocerâmicos de série, rodas em liga leve especial, molas e amortecedores mais leves, etc. E alguns equipamentos foram simplificados, como o ar condicionado de uma única zona (em vez das duas zonas no M4), luzes LED e nada de painéis no porta-malas.

    Continua após a publicidade

    Fôlego extra no motor

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    O motor 6 cilindros em linha viu a pressão dos turbos aumentar de 0,4 bar, para 2,1, e receber uma nova gestão, o que resultou num aumento de 40 cavalos da potência máxima face ao M4 Competition, para 550 cv, resultando numa sensacional relação peso/potência (os quilos que cada cavalo/força tem que suportar) de 2,95 kg/cv.

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    Para garantir que a potência podia ser colocada toda no asfalto depois de transmitida pela caixa automática de 8 velocidades M-Steptronic, os engenheiros da agora cinquentenária divisão M da BMW baixaram a altura ao solo em 8 mm. Ao mesmo tempo, aumentaram o câmber das rodas dianteiras, instalaram barras estabilizadoras de superior diâmetro, substituíram todos os montantes de borracha por esferas no eixo traseiro, reduziram o peso das molas e ajustaram o software dos amortecedores eletrônicos.

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    Na certeza de que os apaixonados pelos CSL iriam entender que a inclusão de quatro rodas motrizes seria uma heresia, a tração é unicamente feita pelas rodas traseiras. A função de Controle de Tração M (de série) dispõe de regulagens específicas para a pista, deixando que o condutor/piloto defina os patamares de intervenção da limitação do deslizamento das rodas.

    Compartilhe essa matéria via:

    Em asfalto seco, os níveis 1 a 5 do Controlo de Tração M ajudam o condutor a fazer drifts controlados, enquanto os níveis 6 a 10 são baseados na aplicação desenvolvida para os pilotos de Turismo e são regulados para condições de piso seco e molhado (e temperaturas de pneus variadas), de forma a maximizar a tração e a estabilidade direcional.

    BMW M4 CSL
    (Divulgação/BMW)

    A produção das primeiras unidades na fábrica de Dingolfing (Munique) começa em julho, mas a qualquer cliente interessado não lhe bastará colocar de parte 165 200 euros para garantir um dos 1000 exemplares que serão fabricados. 250 estão alocados aos Estados Unidos, 150 à Alemanha… e por aí adiante, pelo que poucos irão sobrar para mercados “menores”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.