Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo BMW Série 2 Active Tourer estreia com telas curvas e versões híbridas

Monovolume da BMW ganha melhorias tecnológicas e se prepara para nova versão híbrida que chegará em 2022

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 5 out 2021, 20h19 - Publicado em 5 out 2021, 19h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BMW Serie 2 Active Tourer
     (Divulgação/BMW)
    BMW Serie 2 Active Tourer
    Nova BMW Série 2 Active Tourer (Divulgação/BMW)

    O primeiro sinal de que estamos diante de uma nova geração vem da grade maior e das colunas dianteiras mais inclinadas na comparação com o anterior, mas os mais atentos irão também reparar num estilo de janela lateral esticado, nas maçanetas embutidas, na iluminação de leds (de série nos faróis e nas lanternas) mais finas e nas colunas C mais estreitas. Os tubos de escape passaram a estar integrados na saia traseira e longe da vista em todas as versões e há rodas de liga leve de 16’’ ou 17’’ de série, além das de 19’’ opcionais.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Por dentro a evolução é evidente e segue as pautas definidas pelo recente BMW iX, numa tendência de simplificação do desenho e da redução do número de comandos físicos, cada vez mais forte na indústria automotiva. Os elementos fundamentais são os finos displays integrados para o quadro de instrumentos (10,25”) e a central multimídia (10,7”), ligeiramente curva para uma consulta dos dados mais fácil para o condutor.

    Também o apoio de braço “flutuante” com painel de controle integrado e um um nicho por baixo, enquanto a zona à sua frente abriga um amplo porta-copos e um novo porta-celulares, que os deixa à mostra e tem carregamento por indução opcional.

    Console central deixa celular bem à mostra
    Console central deixa celular bem à mostra (Divulgação/BMW)

    No entanto, a BMW continua a usar o HUD (sistema de projeção de informações diante do condutor) em uma lâmina vidrada, em vez da mais sofisticada projeção no para-brisas que já existe em modelos deste segmento mesmo “não-premium” (Toyota Yaris Cross, por exemplo).

    Lâmina do head-up display chama atenção sobre o painel
    Lâmina do head-up display chama atenção sobre o painel (Divulgação/BMW)

    Estreia de central multimídia

    É a primeira vez que o novo sistema operacional iDrive 8.0 é usado num modelo compacto da BMW, permitindo usufruir dos novos gráficos e disposição de ícones dos menus, além do Assistente Pessoal Inteligente com mais funções.

    Painel do novo BMW Série 2 Active Tourer
    Painel do novo BMW Série 2 Active Tourer (Divulgação/BMW)

    A navegação baseada nos dados da nuvem, a câmera interna que tira e envia fotos para smartphones durante a viagem e o novo chip de dados embutido (eSIM), preparado para funcionar com 5G, são outras evoluções que melhoram a experiência a bordo do Active Tourer.

    Modelos já vêm com suporte à conexão 5G
    Modelos já vêm com suporte à conexão 5G (Divulgação/BMW)

    São vários os tipos de bancos e revestimentos, além de existirem opções como regulação elétrica e função de massagem. Nesse caso, passa a existir um novo airbag entre os dois bancos dianteiros, para evitar que condutor e passageiro dianteiro colidam um com o outro na sequência de um acidente.

    Bancos têm até massageador embutido
    Bancos têm até massageador embutido (Divulgação/BMW)

    Com os encostos dos bancos traseiros (que podem deslizar ao longo de trilhos de 13 cm) na posição mais avançada, a capacidade do porta-malas aumenta até 90 litros. A partição 40:20:40 permite flexibilizar o transporte de carga e de passageiros, com a capacidade de carga variando de 470 l a 1455 l (no 218i e 218d) e de 415 l a 1.405 l no 220i e 223i Active Tourer. A abertura elétrica e automática da tampa do porta-malas é de série, e o suporte para reboques vem como opcional.

    De 136 a 218 cv e dois híbridos plug-in

    Versão mais potente do novo Série 2 Active Tourer supera 200 cv
    Versão mais potente do novo Série 2 Active Tourer supera 200 cv (Divulgação/BMW)

    As versões de tração dianteira têm quatro opções de motores, variando entre 136 cv e 218 cv. A transmissão automática Steptronic de sete velocidades e dupla embreagem agora é de série em todos os Série 2 Active Tourer (na geração anterior também havia versões com caixa manual de seis velocidades e caixa automática de oito velocidades com conversor de torque).

    Versão híbrida plug-in chegará no ano que vem
    Versão híbrida plug-in chegará no ano que vem (Divulgação/BMW)

    Entre os principais destaques há o novo processo de combustão e o sistema de dupla injeção (direta e indireta) de todos os motores a gasolina, além da nova versão do sistema híbrido leve de 48V do 223i e 220i, onde um motor elétrico integrado na transmissão automática complementa o motor de gasolina com um “empurrão” de 19 cv (o rendimento máximo total é de 218 cv no 223 e de 170 cv no 220i). 

    Continua após a publicidade
    Segunda fileira pode ser rebatida de modo independente
    Segunda fileira pode ser rebatida de modo independente (Divulgação/BMW)

    As versões 218i (136 cv) e 218d (150 cv) estão também disponíveis desde o lançamento, enquanto será preciso esperar até o meio do ano que vem pelas versões híbridas plug-in, que prometem melhor desenvoltura e alcance 100% elétrico ampliado.

    Porta-malas para uma tour de verdade
    Porta-malas para uma tour de verdade (Divulgação/BMW)

    Os engenheiros alemães também fizeram algumas melhorias no chassi, que dispõe de bitolas mais largas, diferencial com deslizamento limitado (que melhora a tração e a estabilidade) e sistema de bloqueio integrado — todos de série — enquanto os amortecedores elevados na suspensão dianteira são opcionais, tal como a suspensão adaptativa M (que inclui seleção da frequência de amortecimento, direção esportiva e uma redução de 15 mm da altura ao solo).

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.